Cleber Verde defende aulas de Direito no Ensino Médio

26_02_13_destaque03_ma_cleber_verde_defende_aulas_de_direito_no_ensino_medio

Em sua justificativa para o projeto, o parlamentar destacou que para o exercício da cidadania em sua plenitude faz-se necessário o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos

Brasília (DF) – Deve ser votado em uma das primeiras reuniões deliberativas da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, o projeto de autoria 4849/2012, de autoria do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) que inclui na grade curricular do Ensino Médio o tema “Direitos e Garantias Fundamentais”, de forma transversal (como parte integrante do conteúdo de outras matérias).

Em sua justificativa para o projeto, o parlamentar destacou que para o exercício da cidadania em sua plenitude faz-se necessário o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos. “Creio que a disseminação de informações sobre os princípios e garantias fundamentais exercerá especial efeito sobre os alunos mais humildes, pois estes poderão exigi-los com maior consciência. E devemos lembrar que cidadão consciente é cidadão educado”.

Cleber Verde lembra que a própria Constituição da República prevê que a educação visará o desenvolvimento da cidadania. “Em seu artigo 205, a Nossa Lei Magna estabelece que: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Amparado em diversos estudos de especialistas na área da educação, o parlamentar republicano afirma que a aprovação do projeto pode ser um importante passo na reforma da área, visando os futuros cidadãos. “Hoje, a educação está voltada prioritariamente para o mercado profissional. Devemos ter como meta preparar o cidadão para vida, e não só para o mercado. Isso inclui a formação do cidadão, em conjunto com o profissional”.

A proposta de Cleber, que tramita em caráter conclusivo na comissão, ainda está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que em seu artigo 27 prevê que os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, ainda, entre suas diretrizes: a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

Texto: Paulo Gusmão / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!