Cleber Verde declara apoio às instituições filantrópicas

Líder republicano recebeu representantes do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) para debater a PEC da Reforma da Previdência

Publicado em 17/3/2017 - 00:00

Cleber Verde recebeu representantes do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) para debater a PEC da Reforma da Previdência

Brasília (DF) – O líder Cleber Verde (PRB-MA) recebeu, nesta quarta-feira (15), na liderança do partido na Câmara, representantes do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) para debater a PEC da Reforma da Previdência. A visita se deu em virtude das recentes afirmações do relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia, de que incluirá em seu parecer o fim das isenções concedidas a essas entidades.

Verde disse que reconhece o trabalho feito pelas instituições filantrópicas e declarou apoio à causa. “Se o governo dá esse tipo de apoio à filantropia, com certeza, o retorno que o Brasil inteiro ganha é infinitamente maior. Portanto, que este seja um momento de reflexão para que a gente possa consolidar e garantir ainda mais apoio às instituições que compõem o Fonif”, afirmou.

O republicano sugeriu ao presidente da Fonif, Custodio Pereira, que ele marque uma audiência com o governo para apresentar uma contraproposta, já que o texto original da PEC não menciona o fim da isenção a essas entidades. “Na condição de parlamentar aliado do governo, creio que o Fonif tem muito a acrescentar ao projeto do Executivo. Vocês precisam dialogar”, ponderou o republicano.

Segundo Custodio Pereira, entidades filantrópicas fazem 53% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Na educação, o setor é responsável por mais de 600 mil bolsistas e 62,7% de todo o atendimento gratuito em assistência social é realizado por essas instituições. “O que aconteceria se a filantropia acabasse? O governo não teria condições de assumir todo o trabalho que nós fazemos e tudo isso recairia sobre a população e também sobre os parlamentares, que permitiram a aprovação desse item na reforma”, acrescentou.

Fonif

O fórum teve início em 2013 quando 40 mantenedoras de instituições filantrópicas da educação, saúde e assistência social se reuniram em São Paulo para debater a respeito da insegurança jurídica do setor.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend