Cleber Verde cria projeto que possibilita registro de colônias de pescadores

22_07_13_destaque05_ma_cleber_verde_cria_projeto_possibilita_registro_colonia_pescadores

“Não se fala em democracia por meio da privação representativa, matando aos poucos as colônias de pescadores”, disse

Brasília (DF) – A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 815/13, do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), que susta portaria do Ministério do Trabalho e Emprego que impede o processamento de pedidos de registro de colônias de pescadores em análise no ministério. A portaria (2.159/12) tornou sem efeito outra portaria do ministério de 2010.

Em março deste ano, representantes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) defenderam, na Câmara, a derrubada da portaria. O presidente da CNPA disse que o prejuízo trazido pela portaria é irreparável. “As colônias de pescadores são as entidades de classe mais antigas do Brasil. Algumas têm 200 anos”, afirmou.

Para o deputado Cleber Verde, a portaria é inconstitucional. Segundo ele, a ato da administração de não ouvir os envolvidos e de suspender os referidos processos é arbitrário e fere princípios basilares da Constituição, como a soberania popular, a liberdade associativa e própria democracia. “Não se fala em democracia por meio da privação representativa, matando aos poucos as colônias de pescadores”, disse.

Equiparação

Verde acrescenta que a Constituição equiparou as colônias de pescadores aos sindicatos, resguardadas as divergências próprias da natureza jurídica de cada um. “Não pode o Poder Executivo negar a estes trabalhadores o legítimo direito de terem seus entes associativos”, diz o parlamentar.

O deputado cita também orientação do Ministério Público do Trabalho, segundo a qual a Lei 11.699/08 não precisaria mencionar que as colônias de pescadores são registráveis no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais e teriam direito ao código sindical, uma vez que essas providências são consequências naturais do status sindical a elas conferido pela Constituição Federal.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

Texto: Agência Câmara Notícias
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!