Carlos Gomes quer garantir aposentadoria para catadores

Republicano defende a inclusão dos catadores de materiais recicláveis como segurados da Previdência Social

Publicado em 31/8/2015 - 00:00

carlos-gomes-prb-quer-garantir-aposentadoria-para-catadores-foto-zeca-ribeiro-ag-camara-31-08-15
Carlos Gomes defende a inclusão dos catadores de materiais recicláveis como segurados da Previdência Social.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) cobrou um posicionamento do Governo Federal sobre a inclusão dos catadores de materiais recicláveis como segurados da Previdência Social. O parlamentar participou de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na última quarta-feria (26), que debateu a PEC 309/2013. A proposta dispõe sobre a contribuição para a seguridade social do catador que exerça suas atividades em regime de economia familiar.

“É inaceitável que pessoas que tanto contribuem econômica, social e ambientalmente para a nossa sociedade sejam privadas de um direito que deveria ser assegurado a todos os brasileiros”, disparou Carlos Gomes, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem. O deputado frisou que o colegiado intermediará a viabilidade da implementação da medida com o Ministério da Previdência Social.

Líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ronei Silva alertou que muitos trabalhadores enfrentam as más condições dos lixões até o fim da vida, porque não recebem o amparo do Poder Público. Os deputados que participaram do encontro em Brasília encaminharão ao presidente da Câmara requerimento para incluir a PEC 309/2013 na pauta de votações.


Fonte: Ascom do Deputado Carlos Gomes

Foto: Zeca Ribeiro / Agência Câmara

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend