Carlos Gomes quer destinar recursos do esporte para a comunidade surda

Carlos Gomes quer destinar recursos do esporte para a comunidade surda

Carlos Gomes quer incluir a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos entre os beneficiários da Lei Agnelo Piva.


Brasília (DF) –
O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) anunciou que vai apresentar uma proposta para incluir a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) entre os beneficiários da Lei Agnelo Piva, que destina 2% da arrecadação bruta das loterias federais, descontadas as premiações, para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A matéria foi proposta em reunião, na última semana, entre o ministro do Esporte, George Hilton, e o presidente da CBDS, Gustavo Perazzolo. O encontro tratou da destinação de recursos para o desenvolvimento da prática de esportes voltadas aos surdoatletas que atualmente não são aceitos pelos órgãos técnicos, segundo Perazzolo.

Carlos Gomes relata que diante da situação, as entidades são obrigadas a custear equipamentos de treinamento e a participação em eventos. “Também iremos propôr que o Esporte seja incluído entre as áreas a receber recursos do pré-sal, mas já observando a redefinição das instituições a serem contempladas”, planeja o republicano.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Antonio Ferreira; a vice-presidente da CBDS, Déborah Dias; o diretor-regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos do Rio Grande do Sul, Francisco da Rocha, e o representante da comunidade surda no Estado, professor Cristian Strack.

Surdolimpíadas

O Comitê Internacional de Desportos do Surdos (ICSD) já organizou 23 Surdolimpíadas, sendo a primeira em 1993. Em 2013, na Bulgária, o Brasil alcançou a 37ª posição entre 108 países participantes. Composta por 33 integrantes, a equipe brasileira conquistou quatro medalhas e disputou seis modalidades, entre elas o Voleibol, primeiro esporte coletivo a contar com a participação do país. No ano passado, Caxias do Sul sediou a primeira edição dos Jogos Desportivos Sul-Americanos de Surdos, quando o Brasil chegou a marca de 51 medalhas (24 de ouro, 11 de prata e 16 de bronze). Mais de 500 surdoatletas competiram em oito esportes.

Texto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Roberto Castro / Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!