Carlos Gomes promove audiência pública sobre avanços e desafios da logística reversa

Deputado federal do PRB Gaúcho é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem

Publicado em 3/9/2017 - 00:00

Carlos Gomes promove audiência pública sobre avanços e desafios da logística reversa
“O objetivo do encontro é diagnosticar o que pode ser feito pela sociedade, pelo empresariado e, principalmente, pelo Poder Público para que a prática tenha efetividade no Brasil”, disse Gomes

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, promoverá debate, no próximo dia 5 de setembro, para tratar dos avanços e desafios da logística reversa.

Instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), o mecanismo é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente correta.

“O objetivo do encontro é diagnosticar o que pode ser feito pela sociedade, pelo empresariado e, principalmente, pelo Poder Público para que a prática tenha efetividade no Brasil. O que, com certeza, incentivará a reciclagem, proporcionando ganhos econômicos, ambientais e sociais não só para quem trabalha com essa atividade, mas para toda a população”, projeta o parlamentar.

Inspirado na legislação alemã, o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto envolve fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. A logística reversa é instrumento obrigatório para alguns produtos como embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, além de embalagens plásticas, metálicas e de vidro. Para estes últimos três, a PNRS determina que a regulamentação seja feita por meio de acordos setoriais e termos de compromisso firmados entre o Poder Público e as empresas.

A reunião, com início marcado para as 13h30, no plenário 8, do Anexo II da Câmara dos Deputados, terá como expositores a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho; o diretor-presidente da Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – Reciclus, Márcio Quintino; o presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Victor Bicca, e um representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

Texto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend