Carlos Gomes denuncia falta de intérpretes de libras nos Institutos Federais

A rede atual conta com 209 profissionais e uma portaria da União autorizou a contração de mais 150, mas a demanda atual é de 820 tradutores

Publicado em 26/10/2017 - 00:00

Carlos Gomes denuncia falta de intérpretes de libras nos Institutos Federais
A rede atual conta com 209 profissionais e uma portaria da União autorizou a contração de mais 150, mas a demanda atual é de 820 tradutores

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (25), reunião para cobrar esclarecimentos do Ministério da Educação (MEC) sobre a falta de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). O encontro foi proposto pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS).

“O objetivo deste colegiado é zelar pela qualidade de vida das pessoas com deficiência. E o acesso à educação é um direito fundamental, que está sendo negado a parte dos estudantes surdos, devido a falta desses profissionais”, indignou-se o deputado.

O assessor da Diretoria da Rede Federal de Ensino do MEC, Marco Antônio Juliatto, explica que existem 209 intérpretes permanentes para os 41 campi dos IFs em todo o Brasil. Ele reconhece que a demanda total é de 820 profissionais, mas destaca que, em junho deste ano, uma portaria do governo federal autorizou a contratação de 150 tradutores temporários. “Sabemos que não é o suficiente, já que, atualmente, contamos com 508 alunos surdos em todo o país e, por isso, solicitamos o apoio do Congresso para pressionar o Ministério do Planejamento a liberar a admissão de mais quadros para a área”, solicitou.

Juliatto também sublinhou que o melhor modelo de contrato é o temporário, uma vez que a demanda de estudantes surdos é oscilante em cada campus. “As vezes você tem um profissional que fica ocioso em um campus em que não há aluno com essa deficiência. E remanejá-lo, nem sempre é possível, uma vez que envolveria alteração na legislação atual”, lamentou.

Carlos Gomes comprometeu-se em liderar um grupo de parlamentes em reunião com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para reivindicar atenção especial ao tema.

Texto e foto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend