Carlos Gomes defende liberação de recursos para políticas de inclusão social de catadores

Republicano destacou que é preciso estabelecer uma relação de prestação de serviços entre os trabalhadores do setor e a população.

Publicado em 20/8/2015 - 00:00

Carlos Gomes defende liberação de recursos para políticas de inclusão social de catadores
Carlos Gomes destacou que é preciso estabelecer uma relação de prestação de serviços entre os trabalhadores do setor e a população.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) defendeu, nesta terça-feira (18), a destinação de recursos do Governo Federal aos municípios para a execução de políticas de inclusão social dos catadores de resíduos sólidos no Brasil. Em reunião com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente, o republicano, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, sublinhou que “é preciso estabelecer uma relação de prestação de serviços entre os trabalhadores do setor e a população, já que contribuem social e economicamente para as comunidades”.

Em 2013, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que no Brasil existiam 1,4 milhão de pessoas que obtinham sua renda com a coleta, separação e comercialização do lixo. “Infelizmente, a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, não criou mecanismos que determinem ao Poder Público a promoção da inclusão social dos catadores. A Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem busca em parceria com as diferentes esferas da administração pública meios para garantir a valorização da categoria”, frisou o deputado do PRB, que pretende organizar uma audiência pública para tratar da situação dos catadores em todo o país.

Participaram do encontro o representante do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores, órgão vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, Francisco das Chagas; a gerente de projetos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Ana de Almeida; e o coordenador do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), Luiz Vicente Braga.

 

Fonte e foto: Ascom / deputado federal Carlos Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend