Carlos Gomes apoia audiência sobre doenças raras

Objetivo é debater a situação do atendimento em saúde a essas pessoas no Rio Grande do Sul

Publicado em 11/6/2014 - 00:00

Carlos Gomes apoia audiência sobre doenças raras
Republicano recebeu em seu gabinete a consultora científica da Associação dos Familiares e Amigos e Portadores de Doenças Graves, Geysa Luz

 

Porto Alegre (RS) – O deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS) recebeu em seu gabinete a consultora científica da Associação dos Familiares e Amigos e Portadores de Doenças Graves, Geysa Luz, que esteve acompanhada de sua comitiva. O grupo solicitou ao parlamentar apoio para a realização de audiência pública para debater a situação do atendimento em saúde aos pacientes com doenças raras no Rio Grande do Sul.

O republicano lembrou que medicamentos caros e a falta de tratamento adequado são alguns dos problemas enfrentados por essas pessoas e seus familiares. “Essa audiência vai debater justamente a questão do cuidado e os direitos desses pacientes. Vamos convidar especialistas e autoridades ligadas ao setor para discutirmos o que pode ser feito a fim proporcionar a essas pessoas um melhor atendimento em nosso Estado”, explicou.

Doença

O Ministério da Saúde classifica como doenças raras aquelas que afetam, no máximo, uma a cada duas mil pessoas, que têm grande potencial para diminuir a mobilidade dos pacientes e que exigem tratamento multidisciplinar.

Estima-se que no Brasil existam em torno de 15 milhões de pessoas diagnosticadas com doenças raras. Mas o número real pode ser bem maior, já que essas enfermidades são de difícil diagnóstico.

 

Por Laize Andrade – Agência PRB Nacional

Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend