Carlos Geraldo e Ossesio Silva criticam construção de usina nuclear em Itacuruba

Carlos Geraldo e Ossesio Silva criticam construção de usina nuclear em Itacuruba

Republicanos debateram a proposta durante solenidade de posse do novo presidente municipal

Itacuruba (PE) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB), empossou o novo presidente da legenda no município de Itacuruba, em Pernambuco. Líder indígena, Jorge Pankará, tem lutado pela preservação ambiental da região e contra a construção de uma usina nuclear. O evento contou com a presença dos candidatos republicanos Carlos Geraldo (deputado federal) e Ossesio Silva (deputado estadual) e de lideranças indígenas da Tribo Pankará.

De acordo com o documento oficial da Eletronuclear no Recife, estatal responsável pela implantação e operação de usinas nucleares do Governo Federal, a cidade de Itacuruba, no Sertão do São Francisco, foi citada como primeira opção para a instalação de uma usina nuclear no Nordeste. Segundo o documento, a área reúne as melhores condições porque conta com solo estável, oferta de água em abundância (usada para resfriar os sistemas de geração) e localiza-se nas proximidades das linhas de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O terreno, apontado como opção no estudo, fica às margens do Lago de Itaparica.

Jorge Pankará ressaltou sua indignação sobre o fato. “Grandes obras não resolverão o problema do povo. Uma usina nuclear só tende a piorar o que já é ruim. Não queremos mais uma obra que destrói a biodiversidade, contamina as águas, polui o ar e ainda ameaça a população com lixo atômico pelos próximos 100 mil anos”, argumentou.

carlos-geraldo-e-ossesio-silva-prb-criticam-construcao-de-usina-nuclear-em-itacuruba-foto-ascomprbpe-26-09-14-02

Na ocasião, Carlos Geraldo e Ossesio Silva também aderiram à luta contra a construção da usina, já que existem diferentes fontes de energias como a biomassa, eólica e solar que podem ser utilizadas para atender as necessidades do povo sem prejudicar o meio ambiente.

Carlos Geraldo citou o artigo da Constituição Estadual de Pernambuco do Meio Ambiente, que trata sobre a proibição da construção de usinas elétricas. “O artigo 216 ressalta que fica proibida a instalação de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco, enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes. E não é o caso de Itacuruba, a legislação é bem clara. Vamos lutar com todas as nossas forças para impedir esse empreendimento”, ressaltou.

O candidato Ossesio Silva elencou vários gargalos enfrentados pela população de Itacuruba, a exemplo da falta de investimentos em educação, saúde, segurança e urbanização. “Vamos trabalhar para atender todas as necessidades do povo. Juntos, vamos lutar por mais investimentos para esse município e também impedir a construção da usina nuclear” finalizou.

Texto e foto: Priscila Prestes, com informações da Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!