Carlos Alberto quer explicações do Detran sobre ações para reduzir acidentes de trânsito no Amazonas

Amazonas foi o Estado da Região Norte que mais pagou por reembolsos de despesas médicas e hospitalares por acidentes de trânsito

Publicado em 11/10/2015 - 00:00

carlos-alberto-prb-explicacoes-detran-acoes-evitar-acidentes-de-transito-am-foto-arthur-castro-09-10-15
Amazonas foi o Estado da Região Norte que apresentou um dos maiores aumentos nas indenizações pagas por reembolsos de despesas médicas e hospitalares por acidentes de trânsito.

 

Manaus (AM) – O deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) solicitou ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Leonel Feitoza, informações sobre as ações de fiscalização do órgão, tanto na capital como no interior do Amazonas, a fim de frear os altos índices de acidentes no trânsito.

“O Amazonas foi o Estado da Região Norte que apresentou um dos maiores aumentos nas indenizações pagas por reembolsos de despesas médicas e hospitalares por acidentes de trânsito. Esse tipo de pagamento aumentou, só no ano passado, 167% acima da média dos anos anteriores e essas internações custam muito caro para o bolso do contribuinte”, detalhou o deputado.

Ainda nas estatísticas apresentadas pelo republicano, no Brasil o segundo motivo de morte entre jovens de 18 a 24 anos tem como fator principal os acidentes de trânsito. “Em 2009, a federação ocupava o quarto lugar em acidentes entre os países que compõem o Mercosul e, hoje, infelizmente, está na segunda colocação”, lamentou.

Para o deputado, a Lei Seca passou a ser um marco divisor sobre a combinação perigosa: direção e bebida alcoólica. “A meu ver, esse marco é uma grande mudança para a sociedade, pois o álcool é o responsável por mais de 50% dos acidentes de trânsito do país e a lei veio para tentar coibir, ou pelo menos amenizar, os registros de acidentes”, disse.

Educação

Carlos Alberto afirmou, ainda, que o país tem um dos mais avançados conjunto de leis de trânsito, porém precisa ser levada a sério, intensificando a educação e a fiscalização, principalmente, nas proximidades das casas de shows, por exemplo, onde os jovens costumam frequentar nos finais de semana. “Considero que o tema educação e conscientização no trânsito sejam um dos mais importantes na atual realidade. Esses temas passam necessariamente pela construção de uma nova mentalidade nas nossas crianças e nos nossos jovens: os futuros motoristas”, frisou o parlamentar.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Fotos: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend