Carlos Alberto lamenta aumento da violência contra a mulher

Em pronunciamento na Assembleia do Amazonas, Parlamentar destacou o “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres”.

Publicado em 12/11/2015 - 00:00

Carlos Alberto lamenta aumento da violência contra as mulheres
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas, Carlos Alberto destacou o “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres”, divulgado na última segunda-feira (09).

 

Manaus (AM) – Há duas semanas de o mundo lembrar o “Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher”, o deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) destacou na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) o “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres”, divulgado na última segunda-feira (09) e que atribui aos familiares mais de 50% das mortes violentas de mulheres no Brasil. Desse total, 33,2% são parceiros ou ex-parceiros.

“Hoje trago uma reflexão sobre esse tema tão sério, importante e delicado que em pleno século 21, às vésperas do ano de 2016, ocupa a agenda do dia a dia do nosso Estado e as páginas dos nossos jornais retratando essa triste realidade”, lamentou o parlamentar

No mapa da violência, de autoria do sociólogo argentino Julio Jacobo Waiselfisz, radicado no Brasil, e que analisa dados oficiais nacionais, estaduais e municipais sobre óbitos femininos no Brasil entre 1980 e 2013, passando ainda por registros de atendimentos médicos, 10 mulheres são agredidas, em média, por hora. O número de assassinatos de pessoas do sexo feminino cresceu 174,3% entre os anos de 2003 e 2013. Nesse quadro, na última década foram 727 mortes somente no Amazonas. “Precisamos entender por que ainda enfrentamos situações como essa. Precisamos enfrentar a cultura da violência e esta Casa de leis deve assumir um compromisso com a cultura da paz”, cobrou o republicano.

O deputado do PRB ainda afirmou que “mais do que debater a violência precisamos ser aliados na construção de uma cultura da paz que acabe com o preconceito; que acabe com a violência e que, finalmente, promova o fortalecimento da família como um todo”.

Fonte:  Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend