Carlos Alberto homenageia os 143 anos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental

Para o republicano, o evento é importante para a instituição e os militares, pois são eles que protegem os rios da região e garantem a segurança de ribeirinhos de vários estados

Publicado em 3/12/2017 - 00:00

Carlos Alberto homenageia os 143 anos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental
Segundo Carlos Alberto, “a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental tem se mostrado presente em todo o Amazonas e em outros estados”

Manaus (AM) – A sessão especial em homenagem aos 143 anos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) ocorreu na manhã de quinta-feira (30/11), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a presença de autoridades locais e servidores da Marinha do Brasil. Segundo o deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), que propôs a solenidade, o evento é importante para a instituição e os militares, pois são eles que protegem os rios da região e garantem a segurança de ribeirinhos de vários estados.

“Por meio dos homens e mulheres da Marinha do Brasil, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental tem se mostrado presente em todo o Amazonas e em outros estados. Eles exercem trabalhos de grande relevância na fiscalização de embarcações e navegações nos rios, orientam a população sobre a importância da segurança, além de realizar cursos de formação e capacitação para os profissionais da navegação”, disse o republicano.

Para o Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e comandante dos Portos da Amazônia Ocidental, Wellinton Lopes dos Santos, essa homenagem na casa legislativa mostra a credibilidade da Marinha do Brasil perante a sociedade. De acordo com ele, a CFAOC é responsável por 26% da área de todo território nacional. “Essa homenagem é para os servidores ativos e também para os nossos antecessores. Nos sentimos muito honrados com essa solenidade e agradecemos à todos”, destacou Lopes.

Conforme o deputado Serafim Corrêa, a Marinha do Brasil e a CFAOC é uma das instituições mais importantes para o Amazonas. “Cumprimento a todos pelo belo trabalho desenvolvido aqui no Estado. A Marinha tem grande relevância para a nossa região”, frisou.

O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Miguel Mouzinho, representante do governador Amazonino Mendes também exaltou na solenidade a importância da CFAOC para o Estado. “A Marinha do Brasil e seus servidores tem se dedicado diuturnamente nos rios e mostrado um belo trabalho para a nossa sociedade. Esse momento é muito importante para todos e para a segurança do Amazonas”, completou Mouzinho.

Autoridades

Entre as personalidades presentes durante a solenidade estavam coronel Elton Marinho, da Ala 8 da Força Aérea Brasileira (FAB), Sérgio Rodrigues Vianna, presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), coronel Nilton Figueiredo, comandante do Centro de Instrução na Selva, além dos deputados Abdala Fraxe e Adjuto Afonso, que presidiram a sessão especial.

Sobre a CFAOC

Em 1874, a Capitania do Porto do Estado do Amazonas, é criada pelo Decreto nº 5.798 de 18 de novembro. A CFAOC foi estabelecida em 1997, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, totalizando uma área que corresponde a 26% do território nacional e mais de 20.000 quilômetros de vias navegáveis. Em 2009, passou a ocupar a atual sede no Complexo da Ilha de São Vicente.

Atualmente, a estrutura da CFAOC possui nove organizações militares subordinadas, assim distribuídas: no estado do Amazonas, as agências fluviais de Parintins, Itacoatiara, Tefé, Eirunepé, Boca do Acre e Humaitá, além do destacamento de inspeção naval em São Gabriel da Cachoeira; no estado de Rondônia, a Delegacia Fluvial de Porto Velho e a agência fluvial de Guajará-Mirim; no Acre, a agência fluvial de Cruzeiro do Sul; e em Roraima, avizinha-se a criação da primeira organização militar da Marinha do Brasil no referido estado, que somarão esforços e sinergia para sedimentar a nossa presença na Amazônia Ocidental. Suas contribuições são significativas e importantes para a eficiência do sistema de segurança do tráfego aquaviário nacional.​

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend