Campeão de MMA recebe homenagem no Amazonas

A homenagem ao lutador de MMA, Bibiano Fernandes, na Assembleia Legislativa do Amazonas, foi proposta pelo deputado estadual João Luiz (PRB-AM)

Publicado em 3/6/2019 - 00:00 Atualizado em 3/7/2020 - 09:13

Manaus (AM) – Incentivador do esporte no estado do Amazonas, o deputado estadual João Luiz (PRB) realizou uma sessão especial para homenagear o lutador amazonense de MMA e dono do cinturão dos pesos-galo do ONE Fighting Championship (ONE FC), Bibiano Fernandes. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

João Luiz afirma que incentivar o esporte e valorizar as pessoas é garantir que muitos jovens do Amazonas tenham a possibilidade de vencer na vida por meio de uma atividade esportiva e colocar o nome do Estado no topo do pódio, como acontece com Bibiano Fernandes, campeão de MMA e jiu-jítsu.

“Amazonas é um celeiro atletas e como exemplo temos o Bibiano no MMA. Porém muitos jovens atletas precisam de apoio para se destacar nas modalidades esportivas no Brasil e Mundo. Incentivo o esporte como um dos pilares para a formação de um cidadão de bem, e também a garantia de um futuro melhor para nossa juventude que está se perdendo para as drogas”, ressaltou o parlamentar.

Com o mesmo pensamento que o deputado, Bibiano Fernandes afirma que é por meio do esporte que muitos jovens podem ter uma vida melhor e se tornarem exemplos para a nova geração que surgem a cada dia. “Hoje eu estou aqui representando o Amazonas, amanhã será outro atleta. Por isso peço aos governos do nosso Estado para investir no futuro deste país: os jovens. É por meio do esporte que podemos mudar de vida deles e reescrever um futuro totalmente do que nos é apresentado nas periferias de nossa cidade”, disse.

Bibiano afirmou que a homenagem na Aleam o engrandece, pois nunca teve seu trabalho reconhecido por autoridades do Amazonas. “Hoje eu Sirvo de inspiração para crianças e jovens que sonham ser lutadores profissionais. Esse reconhecimento, no meu Estado, pelo trabalho que tenho feito no mundo todo, me motiva ainda mais a continuar superando as barreiras para mostrar que no Amazonas existem bons atletas. Obrigado ao deputado João Luiz pela homenagem, nunca antes feita a mim em meu Estado”, disse o atleta amazonense.

 “The Flash do MMA”

A velocidade dos golpes, que resultaram em finalizações relâmpagos em suas lutas de jiu-jítsu, garantiu ao esportista amazonense o apelido de “The Flash”.  A mesma agilidade nos tatames foi levada para dentro do octógono e o resultado foi avassalador. Bibiano coleciona 23 vitórias e apenas 4 derrotas nas Artes Marciais Mistas, além de colecionar cinturões de MMA.  No jiu-jítsu, “The Flash” é tricampeão e também campeão brasileiro e pan-americano.

 O jiu-jítsu

Bibiano Fernandes conheceu o jiu-jítsu quando morava no Japiim, ao passar na frente da academia do mestre Pina para vender picolé, pois desde jovem, teve de ajudar a sustentar a família, após a morte da mãe dele. Por conta disso, não tinha como pagar a mensalidade da academia e muito menos comprar um kimono para iniciar os treinos.

“Eu era um picolezeiro e isso me orgulha muito, pois sempre fui determinado em tudo que fiz e faço até hoje. Tive muitas dificuldades e também contei com a ajuda de muitas pessoas que acreditaram em mim. Tudo começou na minha carreira quando passei em frente à academia do mestre Pina e me apaixonei pelo esporte. Tudo que sou como esportista, devo ao mestre, que acreditou no meu potencial e me incentivou a ser um lutador e as pessoas que me ajudam no momento mais difícil de minha vida”, relata Bibiano Fernandes.

Bibiano teve de contar com ajuda da mãe de um amigo para iniciar no esporte. A mulher, que não teve o nome revelado a pedido do lutador, pagou três meses de aula de jiu-jítsu, que foram fundamentais para o amazonense ganhar gosto pelo esporte e se tornar um dos melhores atletas na sua categoria.

Exemplo para muitos jovens que sonham um dia brilhar nos octógonos do mundo, Bibiano coleciona títulos, tanto nos octógonos quanto no tatame, isso porque é faixa preta de jiu-jítsu. Mesmo morando no Canadá, o lutador amazonense retorna a sua terra natal: Manaus, duas vezes por ano para incentivar o esporte na terrinha Baré.

Bibiano levou na bagagem a responsabilidade de mostrar para o mundo a força do atleta amazonense, quando o assunto é luta. Dedicado, o lutador coloca em prática todos os ensinamentos do mestre Pina, seu professor de jiu-jítsu e que apostou em seu sucesso desde que resolveu largar a caixa de picolé para se tornar um grande lutador.

Texto e fotos: Ascom – Deputado Estadual João Luiz (PRB)
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend