Campanha de combate ao HPV

Sidelvan Nóbrega apresenta projeto e ganha apoio do renomado Dr. Coutinho

Publicado em 2/8/2012 - 00:00

Campanha de combate ao HPV
Sidelvan Nóbrega apresenta projeto e ganha apoio do renomado Dr. Coutinho

Salvador (BA) – Conscientizar a população quanto aos riscos provocados pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), uma das principais causas de câncer do colo de útero, foi o motivo pelo qual o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa projeto de lei, no qual sugere ao Governo do Estado a obrigatoriedade da administração gratuita da vacina contra o vírus nos postos, pronto atendimento e hospitais públicos do Estado.

Embora a doença seja a responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano no mundo segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença não é inerente apenas ao universo feminino. Um estudo realizado em três países: Brasil, México e Estados Unidos, com 1.159 homens revelou que metade estava infectada pelo vírus. A pesquisa foi publicada no ano passado na revista científica britânica The Lancet.

Desenvolvida nos Estados Unidos, a vacina garante até 85,6% de imunização contra os tipos mais agressivos do vírus, responsáveis, segundo o INCA, por 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Para o autor do projeto, “é necessário informar as pessoas sobre as formas de transmissão da doença e como combatê-la, pois a educação ajuda na prevenção”, afirma.

Além de obrigar a administração gratuita da vacina contra o HPV para pessoas do sexo feminino de baixa renda, mediante prescrição médica, nas unidades de pronto atendimento e hospitais públicos do Estado, o projeto ainda atribui à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) o papel de orientar a população quanto às formas de transmissão e prevenção do HPV, por meio do encaminhamento de pessoas que desejem fazer o diagnóstico e tratamento a laboratórios, clínicas e hospitais públicos e aos particulares conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Médico renomado por suas pesquisas e descobertas nos campos da saúde e da reprodução humana há mais de 50 anos, Dr. Elsimar Coutinho acredita que, se aprovada, a medida irá ajudar a reduzir não só o câncer do colo de útero, mas outros tipos de cânceres provocados pelo HPV.

“A ideia do deputado é muito boa. Claro que se, porventura, a gente pode se vacinar contra esse vírus, é uma maneira de se livrar de um futuro câncer em uma das áreas do organismo. Acho que ele deve inclusive conseguir o apoio de outros deputados; de outros estados, que façam a mesma coisa, pra que isso realmente seja uma vacina de uso universal no Brasil”, sugeriu.

Acatando a recomendação, o parlamentar elaborou uma indicação que será encaminhada ao ministro da Saúde, Alexandra Padilha, a fim de que seja realizada uma campanha de conscientização e prevenção, através da elaboração de cartilha informativa e disponibilização da vacina nos postos do SUS e hospitais públicos em todo o país. De acordo com o autor da medida, a proposta visa ainda a inclusão da referida vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Governo Federal.

Texto e fotos: Ascom Sidelvan Nóbrega

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend