Câmara debaterá uso de armas químicas a pedido de Vinicius Carvalho

Deputado lembrou que o Brasil é um dos signatários da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ)

Publicado em 24/4/2018 - 00:00

Câmara debaterá uso de armas químicas a pedido de Vinicius Carvalho
Carvalho lembrou que o Brasil é um dos signatários da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ)

Brasília (DF) – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) discutirá em data a ser marcada, o uso de armas químicas e biológicas nos conflitos internacionais. Requerimento do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), com este objetivo, foi aprovado na última semana.

Carvalho lembrou que o Brasil é um dos signatários da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ) que proíbe o desenvolvimento, a produção, a aquisição, a estocagem, a retenção, a transferência e o uso desse tipo de armamento, e é considerada um modelo a ser seguido na área de desarmamento e não proliferação, em particular na área nuclear.

De acordo com o deputado, “recentemente a ameaça das armas químicas e biológicas, que há muito assombra o mundo, voltou à tona no episódio acontecido na cidade inglesa de Salisbury, onde um ex-oficial de inteligência militar e sua filha foram envenenados com um agente neurotóxico de uso militar”, lembrou.

Ainda segundo o parlamentar, “no ano passado a ONU responsabilizou o governo da Síria pelo ataque com gás sarin na cidade de Khan Sheikhun, que deixou dezenas de mortos, sem mencionar que nos anos 80 houve o uso indiscriminado de armas químicas”, explicou.

Para este debate, Vinicius Carvalho sugeriu a participação do professor Vinicius Mariano de Carvalho, da cátedra de Estudos Brasileiros e do Departamento de Estudos de Guerra do King’s College, de Londres, além de representantes dos ministérios das Relações Exteriores e Defesa e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Texto: Ascom – Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend