Câmara aprova instalação de temporizador em semáforo com radar

Projeto de Antonio Bulhões segue para próxima etapa de aprovação na CCJ

Publicado em 8/10/2013 - 00:00

08_destaque04_sp_aprovado_projeto_antonio_bulhoes_temporizados_semaforos
Projeto de lei do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP) obriga a instalação de temporizadores nos semáforos que contarem com radares detectores de avanço do sinal vermelho

Brasília (DF) – A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira o projeto de lei do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), que obriga a instalação de temporizadores nos semáforos que contarem com radares detectores de avanço do sinal vermelho.

Pela proposta, os temporizadores deverão informar aos motoristas o tempo restante para a mudança do sinal luminoso de verde para amarelo, de amarelo para vermelho e assim por diante. O projeto inclui a obrigação no Código de Trânsito Brasileiro.

A relatoria na comissão defendeu a aprovação da matéria e destacou que a instalação de temporizadores reduziu em 35% o número de acidentes de trânsito nos cruzamentos do estado de São Paulo. “Conhecendo o tempo que falta para a luz vermelha, o motorista pode verificar se o prazo será suficiente para cruzar o sinal”, justifica o documento.

Multas

De acordo com o texto, qualquer multa aplicada por avanço de sinal vermelho em semáforo sem temporizador será arquivada. O arquivamento, porém, só começará a valer um ano após a publicação da nova lei.

Para a relatoria, como a proposta se limita a colocar os indicadores de tempo em sinais de trânsito com radares, o impacto financeiro nos municípios não será muito grande. “Esse é o grande diferencial do projeto, em relação a outros que sugerem o uso do temporizador em todos os semáforos”, defende.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Texto: Agência Câmara Nottícias
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend