Bulhões quer substituir a expressão “contribuinte” por “tributado” na Constituição Federal

Proposta tem caráter educativo e dará uma melhor noção de cidadania fiscal.

Publicado em 5/8/2015 - 00:00

Bulhões quer substituir a expressão “contribuinte” por “tributado” na Constituição Federal
O objetivo é conscientizar o cidadão de que sua participação no financiamento do Estado não decorre de sua própria vontade, mas, sim, de uma imposição legal.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 105/2015 para substituir o termo “contribuinte” por “tributado”. Segundo ele, a proposta tem caráter educativo e dará uma melhor noção de cidadania fiscal. “O objetivo é conscientizar o cidadão de que sua participação no financiamento do Estado não decorre de sua própria vontade, mas, sim, de uma imposição legal”, explica.

O republicano destaca que, no sentido literal da palavra, contribuinte é aquele que ‘ajuda ou coopera’. “No imaginário popular tem-se a impressão de que o ‘contribuinte’ coopera espontaneamente no financiamento do Estado Brasileiro. Todavia, sabemos que essa ‘ajuda’ não ocorre espontaneamente, uma vez que em termos técnicos ‘contribuinte’ é aquele que por imposição legal deve pagar ao Estado um tributo”, defende o deputado.

Bulhões argumenta, ainda, que nos Estados Unidos o termo utilizado “Taxpayer” dá uma verdadeira noção da qualificação daquele que paga tributos, o “pagador”. Para o parlamentar, ao substituir a expressão “contribuinte” por “tributado” dar-se-á ao cidadão a verdadeira consciência de sua função na sociedade, ajudando-o a ter uma melhor compreensão também dos seus direitos.

A PEC será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend