Bulhões é contra a venda de narguilé para menores de 18 anos

Bulhões é contra a venda de narguilé para menores de 18 anos

Objetivo é evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo

Publicado em 15/3/2016 - 00:00

Bulhões é contra a venda de narguilé para menores de 18 anos
Objetivo é evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo

 

Brasília (DF) – Visando evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo, o deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou Projeto de Lei nº 4431/2016, que proíbe a venda do narguilé e seus componentes para menores de 18 anos de idade.

“Essa é uma modalidade de tabagismo atraente, pois os fumos de narguilé costumam conter essências aromáticas, porém, é tão ou mais perigosa do que o tabagismo comum”, argumenta o republicano.

Segundo ele, o objetivo da proposta é preencher essa lacuna na legislação, inibindo também o uso de cachimbos e cigarros artesanais por menores de idade. “Apesar dos esforços que a sociedade brasileira tem envidado para inibir o hábito de fumar, e apesar da proibição de venda de cigarros e assemelhados a menores de idade, vem-se difundindo entre os jovens o hábito do narguilé – forma de cachimbo de água – que tem origem nos países do Oriente Médio”, explica o deputado.

A proposta altera a Lei nº 8.069 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCJ).

Saiba mais

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no narguilé possuem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, consumir uma rodada no cachimbo é equivalente a fumar 100 cigarros, em quantidade de nicotina, alcatrão e outras substâncias absorvidas pelo organismo.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend