Bulhões é contra a venda de narguilé para menores de 18 anos

Bulhões é contra a venda de narguilé para menores de 18 anos

Objetivo é evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo

 

Brasília (DF) – Visando evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo, o deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou Projeto de Lei nº 4431/2016, que proíbe a venda do narguilé e seus componentes para menores de 18 anos de idade.

“Essa é uma modalidade de tabagismo atraente, pois os fumos de narguilé costumam conter essências aromáticas, porém, é tão ou mais perigosa do que o tabagismo comum”, argumenta o republicano.

Segundo ele, o objetivo da proposta é preencher essa lacuna na legislação, inibindo também o uso de cachimbos e cigarros artesanais por menores de idade. “Apesar dos esforços que a sociedade brasileira tem envidado para inibir o hábito de fumar, e apesar da proibição de venda de cigarros e assemelhados a menores de idade, vem-se difundindo entre os jovens o hábito do narguilé – forma de cachimbo de água – que tem origem nos países do Oriente Médio”, explica o deputado.

A proposta altera a Lei nº 8.069 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCJ).

Saiba mais

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no narguilé possuem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, consumir uma rodada no cachimbo é equivalente a fumar 100 cigarros, em quantidade de nicotina, alcatrão e outras substâncias absorvidas pelo organismo.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!