Brasil-Suécia: Maria Rosas promove debate sobre inovação e sustentabilidade

Brasil-Suécia: Maria Rosas promove debate sobre inovação e sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade foram debatidos durante reinstalação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Suécia

Brasília (DF) – Sob a presidência da deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) foi reinstalada, nesta terça-feira (11), o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Suécia. A reunião contou com a presença do embaixador do país no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, do primeiro vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Rodrigo Agostinho e de representantes do governo sueco, que apresentaram dados sobre cooperação entre os países nas áreas de inovação e de sustentabilidade.

“Existem mais de 220 empresas suecas no Brasil, que empregam cerca de 60 mil pessoas. Apesar dos números serem bastante expressivos, acreditamos que as relações entre Brasil e Suécia têm potencial para alcançar patamares muito maiores. É por isso que estamos aqui reinstalando esse grupo”, adiantou a deputada Maria Rosas.

Durante o encontro foram apresentados dados que comprovam a excelência da Suécia em Pesquisa e Inovação. O país investe cerca de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e inovação, sendo referência em investimentos acadêmicos. Para o embaixador do país no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, a educação é um dos principais fatores que levaram a nação nórdica ao número de sete pesquisadores por mil habitantes.

“Em 1842, há quase duzentos anos, introduzimos a educação básica para todos. O Brasil é um país criativo, mas, até agora, o sistema não permitiu muito desenvolvimento neste âmbito. Queremos inspirar a indústria brasileira a investir em conhecimento”. Maria Rosas, que é professora, concordou: “O caminho da mudança começa pela educação. Os princípios são ensinados às crianças desde cedo. Destaco a importância desse grupo para os dois países. Nós temos muito a ganhar”, disse.

O deputado Marcos Pereira ressaltou a sua experiência à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil no setor de inovação e pesquisa. “São de grande importância os assuntos que serão tratados neste grupo e aqui parabenizo a deputada Maria Rosas pela iniciativa. Quero me colocar à disposição do grupo para tratar desses temas no Parlamento”, afirmou.

De acordo com o conselheiro técnico e científico da Embaixada da Suécia, Jacob Paulsen, os pilares da Suécia para fomentar a educação estão no ensino da proficiência do idioma inglês, no financiamento da pesquisa pela indústria (cerca de 60% do que é investido para estudos acadêmicos é oriundo de empresas) – e em sustentabilidade.

O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) ressaltou a política sueca de preservação do meio ambiente, sobretudo quanto à reciclagem e à gestão de resíduos sólidos. “Tenho bastante interesse na troca de experiências nesse âmbito e, como presidente do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustável do Parlasul, estou aqui para contribuir com o que for necessário para os temas avançarem na Casa”, disse.

A atuação dos deputados do PRB em favor da sustentabilidade foi destacada pelo deputado Rodrigo Agostinho, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Casa. “Quero agradecer o apoio do PRB na discussão do Código Florestal semana passada. O partido foi uma das legendas que defendeu ferrenhamente a preservação ambiental quando houve uma tentativa recente de se anistiar o desmatamento brasileiro. O Brasil é um pais florestal e essa flora é importantíssima para todo o planeta”, disse

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.