Bancada do PRB sugere mudanças no relatório da Reforma da Previdência

Líder Cleber Verde reuniu a bancada republicana para fazer sugestões ao relator da proposta, deputado Arthur Maia

Publicado em 12/4/2017 - 00:00

cleber-verde-prb-mudancas-no-relatorio-da-reforma-da-previdencia-foto-douglas-gomes-11-04-17
O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde, reuniu a bancada republicana para fazer sugestões ao relator da proposta, deputado Arthur Maia

Brasília (DF) – O debate sobre a necessidade de mudar as regras da Previdência brasileira está movimentando o país nos últimos meses. A discussão sobre o tema avançou na Câmara dos Deputados, e há sinais de que os pontos mais polêmicos serão modificados na comissão especial antes de a proposta seguir para o plenário. O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde (MA), reuniu a bancada republicana para fazer sugestões ao relator da proposta, deputado Arthur Maia, nesta segunda-feira (10).

Na avaliação do líder, está sendo feito um esforço tanto por parte do governo quanto do Congresso Nacional para que a regra de transição seja justa. “É importante destacar que essa reforma não mexe com os aposentados e pensionistas. Quem já tem os benefícios continuará recebendo normalmente. O que não podemos negar, é que algo precisa ser feito com urgência para garantir que as próximas gerações também recebam”, disse.

Durante a explanação sobre o tema, Arthur Maia lembrou que vários países já revisaram suas regras de previdência, pois se trata de uma questão demográfica. “Hoje em dia, as famílias têm menos filhos e a expectativa de vida aumentou. Com as famílias cada vez menores há menos mão de obra no mercado, mas a sociedade continua envelhecendo. Quem vai pagar essa conta? Estou certo de que a reforma é absolutamente necessária”, afirmou.

Verde disse que um dos pontos mais sensíveis à bancada do PRB diz respeito à aposentaria rural. “As aposentadorias rurais foram responsáveis pela diminuição da desigualdade de renda do nosso país, principalmente no Nordeste. O relator adiantou que manterá a idade de 60 anos para homens e mulheres. Outra dificuldade para a bancada é a idade mínima de 49 anos de contribuição para atingir os 100% do benefício. São dois pontos que estamos colocando atenção especial”, informou o republicano que é servidor licenciado do INSS.

Ainda de acordo com o líder do PRB, há uma preocupação especial com a regra de transição. “Um homem que tem 50 anos de idade hoje e que não atingiu os 35 anos de contribuição terá que trabalhar 50% a mais, além do tempo que falta. Mas outra pessoa quem tem 49 anos, por exemplo, teria que trabalhar mais 16 anos. É uma regra bem radical e isso será modificado. Agora está sendo feito um cálculo, uma espécie de rampa, que atenda de forma mais justa esse escalonamento”, explicou.

Cleber Verde considerou o diálogo do relator da Reforma da Previdência com as bancadas muito positivo. “Acredito que podemos chegar a um texto bem melhor do que o que chegou nesta Casa, mas é preciso ficar atento porque tem muitas informações mentirosas, sobretudo nas redes sociais. Há quem diga que os trabalhadores vão perder seus direitos. Isso não é verdade. O ponto principal, neste momento, é o cidadão entender a necessidade de fazer essa reforma. Até para ser garantido o pagamento, no futuro, daqueles que hoje já se encontram aposentados”, acrescentou o líder.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB na Câmara

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend