Bancada do PRB no Congresso Nacional toma posse nesta sexta-feira (1º)

Na Câmara, a cerimônia de posse está marcada para às 10h. Já no Senado Federal, a solenidade será às 15h

Publicado em 31/1/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 16:16

Brasília (DF) – Os 30 deputados federais e o senador da República eleitos pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) tomam posse nesta sexta-feira (1º) para exercerem mandato na 56º legislatura (2019-2023). Na Câmara dos Deputados, a cerimônia está marcada para às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. Já no Senado Federal, a solenidade acontece às 15h. A abertura dos trabalhos dos congressistas será marcada pela eleição da Mesa Diretora das duas Casas Legislativas, às 18h, sendo uma na Câmara e a outra no Senado.

O presidente nacional do PRB, deputado federal eleito Marcos Pereira (SP), vai disputar o cargo de 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados. O nome do republicano foi aclamado pela bancada do PRB na Câmara para a disputa ao cargo durante reunião na última terça-feira (29) na Liderança da sigla.

Com a eleição de 30 republicanos, o PRB agora é a oitava maior bancada na Câmara dos Deputados e foi a segunda bancada que mais cresceu nas Eleições 2018. A sigla também contará com um republicano no Senado Federal: Mecias de Jesus (RR).

Foram reeleitos ao cargo de deputado federal 12 republicanos: Silas Câmara (AM), Márcio Marinho (BA), João Campos (GO), Cleber Verde (MA), Hugo Motta (PB), Rosangela Gomes (RJ), Jhonatan de Jesus (RR), Carlos Gomes (RS), Celso Russomanno (SP), Vinicius Carvalho (SP) e Roberto Alves (SP) e Milton Vieira (SP), que nas Eleições 2006 ficou como suplente mas assumiu o mandato de deputado federal em 2009 e volta ao cargo neste ano.

Os 18 estreantes no cargo são: Manuel Marcos (AC), Severino Pessôa (AL), Capitão Alberto Neto (AM), Aline Gurgel (AP), João Roma (BA), Julio Cesar (DF), Amaro Neto (ES), Gilberto Abramo (MG), Lafayette Andrada (MG), Vavá Martins (PA), Silvio Costa Filho (PE), Ossesio Silva (PE), Luizão Goulart (PR), Aroldo Martins (PR), Jorge Braz (RJ), Hélio Costa (SC), Marcos Pereira (SP) e Maria Rosas (SP).

Bancada Feminina

O PRB também aumentou a representatividade da bancada feminina na Câmara dos Deputados, que passou de duas para três deputadas federais nessa nova legislatura, um crescimento de 50% em relação às Eleições 2014.

Cobertura da Agência PRB Nacional

Agência PRB Nacional fará a transmissão em tempo real de toda a movimentação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal no dia 1º de fevereiro, a partir das 9h, horário de Brasília, na página do PRB no Facebook. Durante todo o dia, a equipe (jornalismo, mídias sociais e técnica) fará uma intensa cobertura com vídeos, fotos e textos jornalísticos.

Programação no Congresso – 1º de Fevereiro

10h – Cerimônia de posse dos 513 deputados federais no Plenário Ulysses Guimarães
15h – Cerimônia de posse dos senadores eleitos
18h – Eleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e Senado Federal (presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários).

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Agência Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend