Bahia festeja 23 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

05_08_13_destaque03_ba_bahia_comemora_23_anos_estatuto_crianca_adolescente001

A cerimônia proposta pelo deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), reuniu mais de 300 pessoas

Salvador (BA) – O Parlamento Baiano retomou os trabalhos na manhã da última quinta-feira (dia 1º), depois um mês de recesso, e teve a tarde abrilhantada com a Sessão Especial em celebração ao 23º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- Lei 8.069/90).

A cerimônia proposta pelo deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), reuniu mais de 300 pessoas, entre elas promotores, juízes, representantes de Instituições públicas e não governamentais, além dos conselheiros tutelares de Salvador e diversos municípios baianos.

Na oportunidade, foram discutidos a relevância da aplicação do Estatuto e da conscientização em torno dos deveres da sociedade adulta na relação com as crianças e adolescentes e a falta de estrutura dos Conselhos Tutelares na Bahia.

“É indispensável construir uma infância equilibrada e mais justa, e só chegaremos ao patamar de sociedade efetivamente equânime, quando o Estatuto for plenamente disseminado, respeitado, e efetivado. Para isso, necessitamos, que todos os segmentos da nossa nação: família, sociedade e governo, voltem a atenção e sintam vigorosamente a necessidade do cumprimento integral do Estatuto”, salienta Arimatéia.

Na ocasião, o proponente da Sessão falou do Projeto de Lei número 20.383/2013, apresentado a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, no último mês de julho, que visa instituir a 05_08_13_destaque03_ba_bahia_comemora_23_anos_estatuto_crianca_adolescente002Semana Estadual de Prevenção à Violência Contra Criança e o Adolescente no Estado da Bahia. Ele também destacou a indicação 20.320/2013 ao Governo do Estado sugerindo a construção de Centros de Acolhimento de Crianças e Adolescentes usuários de substâncias psicoativas em 27 municípios. “Cabe ressaltar que, até o presente momento, nenhum centro de acolhimento foi criado pelo Governo do Estado.”, lamenta.

Conforme relatou o coordenador do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente, João da Silva, 93% dos conselheiros recebem um salário mínimo, tendo vencimentos menores do que os guardas e motoristas que servem ao setor; 80% dos locais onde funcionam não dispõem de segurança, 56% não tem telefone e mais de 70% não recebeu qualquer treinamento para o desempenho das funções.

O deputado federal, Márcio Marinho (PRB-BA) parabenizou os Conselheiros Tutelares pelo trabalho desenvolvido e falou das conquistas alcançadas por ele e outros parlamentares no sentido de melhorar as condições dos conselhos, e pontuou que ainda é necessário avançar.

Também participaram da cerimônia o diretor-adjunto da Fundac, Isidoro Orge; teólogo e ex diretor da Fundac, Carlos Alberto; promotora da 3ª Vara do Ministério Público da Infância e Juventude, Dra. Izabel Cristina Vitória Santos; Gestor da Política de Atendimento Socioeducativa em Meio Aberto da cidade do Salvador e advogado especialista em Direito Público e Direitos Humanos, Marcus Vinicius Almeida Magalhães; representando o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, o Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ailton Ferreira; os conselheiros tutelares, Antônio Silva e Wellington Reis; Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Dr.Walter Ribeiro Costa Junior; além de Jane de Souza, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!