AVC: Seis mil pessoas morrem na Bahia a cada ano

Dia Mundial do AVC é ressaltado por José de Arimateia na Bahia

Publicado em 31/10/2014 - 00:00

AVC: Seis mil pessoas morrem na Bahia a cada ano
Dia Mundial do AVC é ressaltado por José de Arimateia na Bahia

Salvador (BA) – Na quarta-feira (29),  dia em que se comemorou o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), que também é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, utilizou o Plenário da Casa, para falar dos dados crescentes da doença e das iniciativas no segmento. Já na Bahia, seis mil indivíduos morrem com o problema a cada ano.

Preocupado, Arimateia elaborou um Projeto de Lei sugerindo a implantação da Semana de Prevenção do AVC na Assembleia Legislativa da Bahia para 2015. Na perspectiva de alertar às pessoas, que percorreram pelo corredor principal da ALBA, uma ação foi realizada, nesta quarta-feira, com três profissionais da área de saúde. Na oportunidade foram feitos o controle glicêmico e da pressão de centenas de funcionários como forma de prevenção da doença.

Dia-Mundial-do-AVC-ressaltado-por-Arimateia-foto-ascom-jose-de-arimateia-002O ato foi idealizado junto com o coordenador da Rede Brasil AVC na Bahia e também da Unidade de AVC do Hospital Roberto Santos, Pedro Antônio Pereira, como forma de conscientização e prevenção da doença silenciosa. “Para isso preparei um Projeto de Lei na perspectiva de despertar todos para a necessidade de um tratamento adequado, que motive uma maior recuperação e qualidade de vida para esses pacientes, além de gerar nos baianos a atenção com a doença e seus principais sintomas”, explicou Arimateia.

No ensejo o Dr. Pedro Antônio Pereira afirmou, que a cada segundo o AVC afeta uma pessoa, independente da idade ou sexo. Ele pontuou também os principais sintomas da enfermidade. “Fique atento se acordar de manhã e estiver permanentemente paralisado de um lado do seu corpo, não compreender palavras, e sentir a dificuldade de falar ou escrever, dor de cabeça sem causa aparente, tontura, perda de equilíbrio. Caso sinta algum desses sintomas procure imediatamente uma unidade de emergência”, aconselhou o médico.

O deputado Arimateia garantiu, que em 2015 irá promover uma Audiência Pública com o objetivo de discutir o AVC, pois ele aposta no conhecimento como forma de também combater a doença.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend