Audiência pública para debater situação dos transplantados na Bahia

Iniciativa foi proposta pelo deputado estadual José de Arimateia

Publicado em 8/5/2012 - 00:00

audiencia-publica-para-debater-situacao-dos-transplantados-na-bahia-jose-de-arimateia-prb-08-05-2012
Iniciativa foi proposta pelo deputado estadual José de Arimateia

Salvador (BA) – Uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) acontece nesta terça-feira (08) para debater a atual situação dos pacientes transplantados no estado. O autor do requerimento para a realização do encontro no chamado “Plenarinho” é o deputado estadual José de Arimateia (PRB), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento.

“Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles. É um problema de saúde pública e a audiência foi a forma encontrada para reunir sugestões e minimizar os entraves”, disse Arimateia, ressaltando que a situação está longe da ideal.

No último mês de abril, a presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), Márcia Chaves, e dois pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise apresentaram sérias denúncias envolvendo o setor na Comissão de Saúde da Alba. O grupo relatou que a Prefeitura de Salvador vem retendo os pagamentos de clínicas e hospitais prestadores de serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo até instituições que realizam hemodiálise, com implicações severas na Saúde Pública da capital baiana.

Na oportunidade, Márcia Chaves, que também é transplantada, denunciou ainda as clínicas de não estarem permitindo a inscrição dos pacientes na fila de espera para transplante. “Já temos o pior sistema de captação de órgãos no Brasil e agora essas instituições querem inibir o que é garantido por lei. Não pode continuar dessa forma, caso contrário vários cidadãos vão morrer”, disse.

Foram convidados para a audiência pública autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de pacientes transplantados e representantes de entidades relacionadas ao setor.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend