Audiência pública: empresas se comprometem a melhorar qualidade da internet no AM

Debate foi proposto pelo deputado estadual João Luiz (PRB-AM), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor

Publicado em 21/5/2019 - 00:00

Audiência pública: empresas se comprometem a melhorar qualidade da internet no AM
Debate foi proposto pelo deputado estadual João Luiz (PRB-AM), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor

Manaus (AM) – Empresas fornecedoras de internet banda larga fixa e móvel (3G e 4G) se comprometeram a melhorar a qualidade do serviço nos municípios do interior do Amazonas. O compromisso foi firmado manhã de segunda-feira (20), durante audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), no miniplenário Cônego Azevedo, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.

Para oficializar o comprometimento o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (PRB-AM), solicitou que as empresas assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com previsão para ser efetivado no próximo dia 10 de junho, na sede do órgão legislativo.

“Sabemos que nosso serviço é essencial para a população e a nossa intenção é que nossos clientes tenham acesso a um bom serviço, por isso trabalhamos e investimos para levar qualidade nos serviços ofertados nas cidades do interior do Amazonas”, afirma o gerente de operações do grupo NET – Embratel e Claro, Fernando Gerhardt.

João Luiz defende que os municípios do interior do estado precisam da internet para se desenvolver e vai lutar pela melhoria do serviço para ofertado para toda a população. “Visitei muitos municípios do Amazonas e a principal reclamação dos moradores de cada lugar em que passei é a mesma: a internet não funciona. Uma cidade, hoje, não consegue desenvolver se não tem internet. Diante dessa situação resolvi chamar as empresas para que elas busquem solução para este problema, que afeta as pessoas e o desenvolvimento das cidades”, pontuou João Luiz.

O vereador do município de Itamarati, Antônio Francisco, pensa da mesma maneira que o deputado estadual e afirma que a desigualdade digital afeta o desenvolvimento social da população que reside em lugares mais longínquos do Amazonas. “Nossos jovens não conseguem qualificação à distância porque somos isolados do restante do Brasil e do mundo. Não temos sequer internet. Estou participando da audiência, pois acredito que juntos podemos mudar a realidade das cidades do nosso Amazonas”, afirma.

Participaram da audiência pública as empresas fornecedoras de serviços de banda larga fixa e móvel (3G e 4G), TIM, NET/Claro, Vivo e Embratel, além dos órgãos estadual e municipal de defesa do consumidor do Amazonas, como a Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Tribunal de Contas da União, Delegacia do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada em Combate a Furtos de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor (Prodecon), Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Parcerias

As empresas fornecedoras de serviços de banda larga fixa e móvel (3G e 4G), TIM, NET/Claro, Vivo fecharam acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, João Luiz, para participar das ações itinerantes do órgão legislativo, que acontecem todos os meses: a Praça do Consumidor. A ação leva os serviços de atendimentos de orientação e formalização de reclamação, agendamento de conciliação, por uma equipe da CDC/Aleam, formada por advogados e profissionais especializados em defesa do consumidor.

Qualidade da internet

Segundo dados do site “Minha Conexão”, que realiza testes e medições de qualidade do acesso de internet nas capitais brasileiras, Manaus está na 26ª colocação no quesito velocidade de internet móvel (3G e 4G), com a média de 5.6 Mbps, ficando apenas na frente de Boa Vista/RR.

“Conforme ranking e dados estatísticos das fontes acima apresentadas, as fornecedoras de internet no Estado do Amazonas tem consistentemente prestado serviços de fornecimento de dados abaixo dos índices técnicos da Anatel. Isso tem de ser revisto, pois o consumidor está sendo enganado e como presidente da CDC da Aleam, vou exigir o direito de quem paga caro por um serviço de péssima qualidade”, pontua João Luiz.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual João Luiz

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend