Assembleia Legislativa do Pará celebra 71º aniversário de criação do Estado de Israel

O evento, de iniciativa do deputado estadual Fábio Freitas (PRB-PA), foi prestigiado por aproximadamente 150 pessoas da comunidade judaica e de outras religiões

Publicado em 15/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 16:29

Belém (PA) – O 71º aniversário de criação do Estado de Israel foi celebrado em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por iniciativa do deputado estadual Fábio Freitas (PRB-PA), líder do partido na Casa. O evento, realizado na terça-feira (14), foi prestigiado por aproximadamente 150 pessoas da comunidade judaica e de outras religiões, num ato de respeito e fraternidade.

Presidindo a sessão, o republicano abriu a solenidade lembrando o quanto o povo judeu é forte e o quanto o Estado de Israel é desenvolvido, apesar do pouco tempo de criação. “O objetivo aqui é comemorar esses 71 anos de criação, que pode parecer pouco tempo, mas que podemos ver a potência que o país é, em ciência, tecnologia, economia e quero prestar minha homenagem a esse povo forte, que sobreviveu, e preserva sua história, sua cultura”, enfatizou o parlamentar.

Além de Fábio Freitas, compuseram a mesa o deputado estadual Vitor Dias, que é vice-presidente do Centro Israelita do Pará; o vereador de Belém, França (PRB); o representante do Beit Chabad, rabino Aron Kurc; o presidente do Centro Israelita do Pará, Jaime Bentes; o presidente do Congresso Internacional Israelita da Amazônia, Oro Serruya; o pastor Janilson Monteiro, representante da Associação Beneficente de Capelania Social; o pastor Miguel França, da Igreja Universal; e o pastor Adriano Casanova, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil.

Para Jaime Bentes, o momento é de comemoração pelo povo judeu e de enaltecer o desenvolvimento alcançado. “Da nossa tecnologia se desenvolveu o robô que é o mais avançado do mundo. Temos avanço na ciência, na medicina e muitos judeus receberam prêmio Nobel”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, Oro Serruya agradeceu o deputado Fábio Freitas pela homenagem e falou sobre a proposta do Congresso Internacional da Amazônia ao governo estadual, para promover um intercâmbio com especialistas do estado para conhecer a tecnologia em desenvolvimento rural sustentável, em Israel, para poder multiplicar esse conhecimento em oito municípios paraenses com o menor índice de desenvolvimento humano. “Esta será a nossa contribuição ao governo. Hoje a comunidade judaica em Belém, maior concentração do Pará”, disse. Segundo Oro, hoje Belém conta com uma comunidade de cerca de mil e quinhentos membros, que descendem daqueles que iniciaram a imigração para esta região há 200 anos.

Texto: Paula Portilho / Ascom – deputado estadual Fábio Freitas
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Erivan Damasceno

Reportar Erro
Send this to a friend