Assembleia aprova Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento na PB

Projeto do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba e vai para a sanção do governador para se tornar lei

Publicado em 12/12/2018 - 00:00

Assembleia aprova Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento na PB
Projeto de Jutay Meneses prevê que a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento acontecerá anualmente na primeira semana do mês de outubro

João Pessoa (PB) – Os distúrbios do crescimento poderão ser discutidos em uma semana específica sobre essa temática. É o que prevê o Projeto de Lei 1961/2018, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A propositura ainda vai para a sanção do governador para se tornar lei.

Conforme explicou o parlamentar, o objetivo é promover e incentivar a formação de consciência pública voltadas para os interesses das crianças e dos adolescentes, prestar atendimento e orientação aos pais e estimular ações públicas sobre o tema. “Os distúrbios do crescimento passam muitas vezes despercebidos na infância, ficando mais evidente apenas na adolescência. O problema é que o diagnóstico tardio põe em risco a eficiência do tratamento. Por isso, apresentamos esse projeto de lei, para que o assunto possa ser discutido na sociedade, contribuindo com o diagnóstico e com a melhoria na qualidade de vida e saúde das pessoas que são acometidas com esses distúrbios”, comentou Jutay.

O atraso ou aceleração do crescimento são considerados patológicos quando são provocados por síndromes genéticas, distúrbios hormonais ou doenças crônicas, que as pessoas adquirem, geralmente no decorrer da infância. “A proposta foi projetada para promover a orientação do direito de nossas crianças e adolescentes a um tratamento digno, inclusive com a entrega de medicamentos adequados e suficientes, promover orientação aos pais nas unidades de saúde sobre o manuseio e armazenamento da medicação, bem como a forma correta de aplicação no paciente”, explicou o republicano, esclarecendo que na maioria dos casos o tratamento é injetável.

O projeto prevê que a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento acontecerá anualmente na primeira semana do mês de outubro, passando a integrar o calendário oficial do Estado.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend