Arimateia preside audiência com integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens

Arimateia preside audiência com integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens

Debate teve o objetivo de ouvir, auxiliar e dar visibilidade às famílias vítimas do rompimento por barragens no país

Salvador (BA) – A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), promoveu uma ampla audiência pública com o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Moisés Borges. O ato ocorrido na manhã de quarta-feira (10), na Sala Eliel Martins, teve o objetivo de ouvir, auxiliar e dar visibilidade às famílias vítimas do rompimento por barragens no país.

De acordo com Moisés Borges, a participação dos atingidos no processo de realização ou monitoramento das barragens construídas em todo o país é fundamental. Para ele seria uma forma de reparar as violações históricas de direitos humanos e garantir o poder decisório das famílias sobre o presente e o futuro. Na ocasião, o coordenador da MAB agradeceu o Colegiado pela iniciativa, pois segundo ele é a primeira vez que o Movimento participa de uma Audiência Pública sobre a segurança dos atingidos no entorno das barragens.

“Tenho dois pedidos a fazer para esta Casa. Primeiro eu gostaria que existisse aqui no Parlamento Baiano, uma Política Estadual de Direito dos Atingidos por Barragem, porque hoje quem decidi é o empreendedor, algo preocupante, pois eles olham para o ser humano como custo e não como vida humana. Essa conquista nos garantiria o mínimo de condição para pressionar o Estado e o empreendedor a partir de parâmetros. O outro pedido é estabelecer a Política de Segurança de Barragem, mas também de Atingidos por Barragens. Existe uma grande preocupação com a engenharia da obra, ao invés das famílias que vivem nas proximidades e eles precisam ser protagonistas no processo de segurança”, explicou.

O presidente do Colegiado garantiu que irá fazer diversos encaminhamentos ao Governo do Estado da Bahia e demais órgãos competentes, como forma de amenizar os problemas detalhados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. “Vale ressaltar que o Poder Legislativo e os prefeitos de cada cidade devem estar mais atentos a fiscalização de cada barragem de água ou de rejeitos e principalmente com a situação de cada família que habita no entorno de cada barragens”, disse Arimateia.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Helena Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.