Arimateia apresenta balanço de seus dois anos de mandato

Republicano destaca resultado de atuação parlamentar em Salvador

Publicado em 19/12/2012 - 00:00

Arimatéia apresenta balanço de seus dois anos de mandato
Republicano destaca resultado de atuação parlamentar em Salvador

Salvador (BA) – Os dois anos de mandato do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimateia (PRB), foi marcado por diversas conquistas e progressos em seu entendimento. O parlamentar apresentou resumo de suas ações, além do Relatório de Atividades do Colegiado. O encontro aconteceu na Sala Eliel Martins, do Edifício Luiz Eduardo Magalhães, localizado na Casa Legislativa.

“Meu mandato se concentrou em uma causa cidadã, que é a luta por uma saúde pública digna. Os debates foram ampliados e resolvemos nos debruçar sobre os problemas que a Bahia enfrenta nessa área. Ultrapassamos as limitações do Estado – que faz malabarismos para colocar a saúde no lugar –, e fortalecemos a saúde preventiva”, relata Arimateia.

Durante esse período foram 10 projetos de leis apresentados, 21 visitas externas ás unidades de saúde do estado da Bahia e comunidades, além de sete audiências públicas, a mais recente delas sobre Anemia Falciforme – doença genética que atinge boa parte dos afrodescendentes. Um debate que abordou os agravos mais prevalentes na saúde dos negros, em 20 de Novembro, celebração ao Dia da Consciência Negra. Outras tantas sobre os parkinsonianos, transplantados e o funcionamento dos hospitais públicos.

A luta foi fortalecida com a inserção da Bahia na campanha nacional “Assine+Saúde”, para garantir maiores investimentos fixos do governo federal no setor, apontada pelo parlamentar como umas das saídas para sermos agraciados com um serviço público de qualidade. A mobilização suprapartidária teve início no estado em novembro, deste ano, e já conta com diversos pontos de recolhimento de assinaturas na capital e no interior. Entre eles, a Assembleia Legislativa da Bahia, Câmaras Municipais de Vereadores e Salvador e Feira de Santana, hospitais estaduais, e locais onde apresentam grande afluência de pessoas.

Outro ponto importante é que o deputado Arimateia realizou, este ano de forma inédita, uma audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia com o único objetivo de garantir o direito dos animais. O colegiado levantou a bandeira do respeito e da responsabilidade por se tratar de seres vivos – até o controle de zoonose na prevenção de doenças. Por reconhecer, que atualmente existem mais de 100 mil animais abandonados na capital baiana o parlamentar sugeriu através de indicação ao governo do estado a implantação de um Hospital Público Veterinário.

Projetos de leis foram encaminhados, após pesquisas e relatos de pessoas portadoras de algumas doenças. A obesidade mórbida foi uma delas. A Lei que sugere a criação do Programa de Enfrentamento à Obesidade Mórbida está tramitando no Legislativo. “Aguardamos com expectativa que a votação aconteça logo no início do próximo ano”, enfatiza. Mas nem todos os projetos do parlamentar são vinculados a saúde. Um deles, por exemplo, sugere que escolas incluam medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying em seus projetos pedagógicos.

“Não temos dúvidas de que trabalhamos incansavelmente para sermos mais um agente na transformação. Infelizmente, essa mudança não é instantânea. Continuaremos no caminho até alcançarmos nosso objetivo com muito trabalho, determinação, fé e esperança”, destaca.

Fonte e fotos: Ascom José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend