Aprovado projeto que obriga teste do quadril em recém-nascidos em Roraima

Aprovado projeto que obriga “teste do quadril” em recém-nascidos em Roraima

Autor do projeto, deputado estadual Gabriel Picanço (PRB) explica que exame clínico detecta luxação congênita do quadril, também conhecida como displasia do desenvolvimento do quadril

Publicado em 15/11/2017 - 00:00

Aprovado projeto que obriga "teste do quadril" em recém-nascidos em Roraima
De autoria do deputado Gabriel Picanço, proposta tem o objetivo de detectar problemas nas articulações dos bebês e encaminhar para o tratamento

Boa Vista (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, no dia 31 de outubro, projeto de lei do deputado Gabriel Picanço (PRB-RR) que obriga a realização do “teste do quadril” em recém-nascidos nas primeiras horas de vida, no Estado de Roraima.

De acordo com a proposta do republicano, o exame clínico para detectar luxação congênita do quadril, também conhecida como displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), é um procedimento simples, mas que contribui para o rápido diagnóstico e encaminhamento para o tratamento que corrige o quadril do bebê. O não diagnóstico precoce pode comprometer o desenvolvimento da criança.

“Às vezes você encontra crianças a partir dos três anos de idade que apresentam um estágio que vai atrofiando o movimento dos quadris. Então, segundo os médicos, quando é detectado com antecedência, diminui muito essas lesões e o sofrimento de muitas crianças e dos próprios pais. Não vai onerar em nada o estado e os médicos estão lá. É só tomar mais um pouco de atenção e fazer esse exame que vai fazer bem à sociedade”, defendeu Gabriel Picanço.

Se sancionado pelo Poder Executivo do estado, o “teste do quadril” vai integrar a lista de exames obrigatórios já realizados em recém-nascidos atendidos na maternidade ou clínicas conveniadas com o estado.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend