Aprovado projeto que obriga o uso de protetor de pratos e talheres no Rio de Janeiro

22_10_13_destaque04_aprovado_projeto_que_obriga_uso_protetor_pratos_talheres001

“Devemos criar leis que possam ajudar a evitar doenças e conservar a saúde da nossa população”, disse a deputada Rosangela Gomes

Rio de Janeiro (RJ) – O projeto de lei 2076/2013 de autoria da deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ) foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A proposta obriga os estabelecimentos comerciais que servem refeições, a utilizarem protetores descartáveis em pratos e talheres.

“Devemos criar leis que possam ajudar a evitar doenças e conservar a saúde da nossa população. Este projeto visa à segurança alimentar dos consumidores, permitindo que essa necessidade de comer fora de casa seja suprida com menos riscos de contaminação,” disse a deputada Rosangela Gomes.

22_10_13_destaque04_aprovado_projeto_que_obriga_uso_protetor_pratos_talheres002O protetor é uma cobertura, confeccionada com material estéril e reciclável para proteger pratos, talheres e demais utensílios, destinados ao manuseio e acomodação dos alimentos. A contaminação de pratos e talheres ocorre, em algumas situações, quando o consumidor chega ao estabelecimento e não pega o primeiro prato ou talher, suspeitando que os objetos estejam sujos. As atitudes comuns, nessas situações, são: colocar o prato, avaliado como inadequado, em outra pilha ou por baixo dos demais e mexer em vários talheres, em busca do que parece estar limpo. Nessa ação de escolha, o consumidor coloca o polegar na borda do prato e os outros dedos na parte de trás do recipiente, contaminando-o por dentro e por fora. O resultado disso pode ser a transferência de bactérias, fungos, parasitoses e coliformes fecais para os objetos.

Saiba mais

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) em 2012, o faturamento foi de R$ 431,6 bilhões desse montante, R$ 100,5 bilhões correspondem ao faturamento dos bares, restaurantes e lanchonetes. Com tamanho crescimento do consumo de alimentos em estabelecimentos comerciais, é preciso atenção especial com a higiene.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Edição: Eulla Carvalho / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!