Aprovado projeto do senador Crivella que garante ‘Política Nacional de Abastecimento’

PLS 51/2008 assegura a oferta de alimentos de qualidade, de insumos necessários à produção agrícola, de medicamentos e de água potável.

Publicado em 3/10/2015 - 00:00

marcelo-crivella-prb-foto-arquivo-pessoal-17-08-15
PLS 51/2008, de autoria do senador Marcelo Crivella, assegura a oferta de alimentos de qualidade, de insumos necessários à produção agrícola, de medicamentos e de água potável.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, na última quinta-feira (01), o projeto (PLS 51/2008) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que institui a Política Nacional de Abastecimento (PNA). O texto assegura a oferta de alimentos de qualidade, de insumos necessários à produção agrícola, de medicamentos e de água potável. A PNA visa também estimular a formação de estoques reguladores e estratégicos objetivando absorver excedentes e corrigir desequilíbrios nos preços de alimentos, combustíveis, energia, medicamentos e água potável.

O projeto tem como objetivo assegurar à população brasileira a oferta e a qualidade dos alimentos e dos insumos indispensáveis à produção de produtos alimentícios, e proporcionar o acesso local a suprimentos médicos preventivos e emergenciais.

De acordo com o texto, estará sob responsabilidade do Poder Público capacitar os agentes para a execução das ações de acompanhamento e controle dos estoques públicos e privados; prover sistema de informação de preços e produtos armazenados; estimular a preservação de mananciais; desenvolver tecnologias para reduzir a degradação de ecossistemas; e incentivar o consumo de produtos regionais.

“Os desafios atuais, uma vez que os estoques não têm mais a mesma importância na regulação do mercado que tinham na economia fechada, são de natureza até mais nobre. Trata-se de assegurar a todos os brasileiros a segurança alimentar e mitigar o risco de colapso no fornecimento de combustíveis e energia, além do acesso a suprimentos médicos para uso em emergências e permitir o consumo de água potável,” enfatizou Crivella na sua justificativa. “É necessária uma Política Nacional de Abastecimento, com uma articulação mais ampla entre os órgãos do executivo. A proposição que ora apresentamos traz a preocupação fundamental de garantir direitos básicos aos brasileiros, sem perder de vista o equilíbrio fiscal”, disse.

Crivella destaca, ainda, a importância de se aprovar o projeto para a população. “Salientamos que a aprovação deste Projeto permitirá ao Estado brasileiro a possibilidade de ações tempestivas diante de calamidades regionais, uma vez que os estoques mínimos já se encontrarão disponíveis em cada local,” finalizou o senador em seu projeto.

O projeto segue para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

Fonte e foto: Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend