Aprovado projeto de Russomanno que define regras para o distrato de imóveis

Aprovado projeto de Russomanno que define regras para o distrato de imóveis

“Fizemos o que pudemos, mas não chegamos aonde queríamos. Infelizmente, nem tudo aquilo que votamos no Congresso Nacional consegue unanimidade”, esclareceu Russomanno

Brasília (DF) – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1220/15, de autoria do líder do PRB, deputado federal Celso Russomanno (SP). A proposta estabelece regras para o distrato na compra de imóveis e terrenos por parte dos consumidores. Para os casos em que o distrato, ocorrer por parte das construtoras, a empresa deve devolver o valor integral pago, acrescido de juros e correção monetária.

De acordo com o projeto inicial, caso desistisse do imóvel, o consumidor ficaria com 90% do valor investido. No entanto, após passar por análise dos parlamentares, a matéria sofreu modificações que reduziram o montante da devolução de até 50% nos casos que houver patrimônio de afetação. “Fizemos o que pudemos, mas não chegamos aonde queríamos. Infelizmente, nem tudo aquilo que votamos no Congresso Nacional consegue unanimidade”, esclareceu o deputado.

A aprovação do projeto oferece segurança jurídica a quem, por alguma razão, ficasse inadimplente. “O fato de o Código de Defesa do Consumidor estabelecer que nesses casos o consumidor tem direito a receber o dinheiro de volta não garantia que as incorporadoras o fizessem. Essa insegurança jurídica resultava em infindáveis ações judiciais ou em prejuízos para as pessoas que não tinham condições de recorrer à Justiça”, disse. Ele explica, ainda, que nestes casos a maioria dos consumidores tinha, em média, a devolução de apenas 20 a 25 % do que já havia sido pago.

O projeto de Russomanno garante, também, a possibilidade de o consumidor repassar o imóvel a terceiros, antes de romper o contrato com a incorporada, podendo, nesse caso, receber parte do que foi pago. Caso isso não se concretize, o consumidor pode optar por iniciar o processo de distrato com a incorporadora, nos termos do que foi estipulado na lei.

O PL segue agora para sanção presidencial.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.