Aprovado projeto de Milton Vieira que inclui o xadrez na grade curricular das escolas de SP

Deputado do PRB destaca que o jogo pode melhorar a capacidade cognitiva dos estudantes

Publicado em 1/1/2018 - 00:00

Deputado do PRB destaca que o jogo pode melhorar a capacidade cognitiva dos estudantes

São Paulo (SP) – A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a proposta que poderá incluir a nova disciplina para os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais. O projeto foi aprovado pelos deputados em dezembro.

O autor do Projeto de Lei nº 171/2017 é o deputado estadual Milton Vieira (PRB-SP). Segundo ele, o esporte pode melhorar a capacidade cognitiva dos estudantes. “O xadrez é um jogo de inteligência e atenção. Ele faz com que o jovem exercite a mente e melhore o rendimento em outras matérias”, comentou.

O deputado tem garantido a liberação de recursos nas áreas de saúde, cultura e esporte para vários municípios paulistas

Essa melhora foi comprovada pela Universidade de Hong Kong. A pesquisa liderada pelo doutor Yee Wang Fung revelou que as notas em matemática dos alunos aumentaram em 15% em relação ao rendimento anterior à introdução ao jogo.

A disciplina, integrada ao currículo, terá carga horária semanal de 50 minutos e deverá ser incluída preferencialmente no primeiro ano do ensino médio. Caso os alunos queiram se aperfeiçoar, a escola deve disponibilizar horários complementares, acompanhados por monitores.

A partir da introdução do xadrez, as diretorias e secretarias da Educação deverão estabelecer campeonatos interescolares, a fim de promover a prática dos alunos.

A iniciativa aguarda agora a sanção do governador Geraldo Alckmin.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Milton Vieira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend