Aprovado projeto de Carlos Macedo que incentiva a agricultura familiar no RJ

Projeto prioriza a inclusão de alimentos produzidos pelos produtores rurais fluminenses no cardápio das entidades públicas do estado

Publicado em 7/7/2018 - 00:00

Aprovado projeto de Carlos Macedo que incentiva a agricultura familiar no RJ
Projeto prioriza a inclusão de alimentos produzidos pelos produtores rurais fluminense no cardápio das entidades públicas do estado

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Estadual do Rio de Janeiro aprovou, na última semana, o Projeto de Lei nº 4135/18, de autoria do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que prioriza a inclusão de alimentos produzidos pelos produtores rurais fluminenses no cardápio das entidades públicas do estado.

O texto define que unidades vinculadas às secretarias de Estado, como Educação, Saúde, Segurança, Administração Penitenciária, entre outras, adquiram majoritariamente insumos produzidos pelos produtores rurais e pelos aquicultores – aqueles que produzem hortaliças ou qualquer outro alimento através do meio aquífero, como o pescado. Segundo Carlos Macedo, o projeto veio atender a uma demanda urgente do agricultor do interior do estado, devido à grande dificuldade de comercializar os seus produtos:

“Tenho andado pelo estado do Rio de Janeiro, visitando propriedades e conversando com os produtores rurais. Tenho ouvido e visto choros e lágrimas de quem, até então, vinham passando necessidades devido à falta de incentivo e de motivação, por não terem quem compre a sua produção. Com esta iniciativa, esperamos promover mais justiça social e desenvolvimento econômico no campo”, ressaltou.

Aprovado projeto de Carlos Macedo que incentiva a agricultura familiar no RJA presidente da Associação de Produtores Rurais e Aquicultores de Conselheiro Josino em Campos dos Goytacazes, Sonia Maria Mendes, afirmou que a aprovação do projeto traz uma nova vida para as famílias rurais. “Este projeto veio expor uma situação que estava chegando ao limite. O produtor não tinha mais motivação para plantar e colher, sabendo que o produto ficaria na roça, porque não tinha para quem vender. Nós não tínhamos mais perspectivas de melhorar porque não havia apoio e este projeto veio para mudar esse cenário”, disse.

Muito elogiado pelos deputados no plenário, o projeto recebeu parecer favorável de todas as comissões concernentes à matéria. “Parabenizo o deputado Carlos Macedo pela sensibilidade e por entender a importância de se valorizar a agricultura familiar, impedindo, ou pelo menos dificultando, o êxodo rural”, destacou o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Julianelli.

Carlos Macedo comemorou a vitória e ressaltou que é urgente o incentivo econômico nas áreas rurais, assim como valorizar o homem do campo, que se dedica a estas atividades. “Precisamos manter o homem do campo, o produtor rural, naquilo que ele faz de melhor, que nos alimenta e nos traz saúde. Nós ainda temos muitas lutas pela frente. Quero agradecer e dizer que é uma satisfação enorme e que tenho orgulho desta Casa por esta aprovação. Mais ainda é saber que, nas nossas instituições, serão servidas refeições com alimentos locais, valorizando o produtor fluminense”, concluiu.

O projeto foi aprovado em discussão única e segue para sanção do governador do Rio de Janeiro.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Carlos Macedo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend