Aprovado: dispositivo de alerta de sono em carros de carga e de transporte

Projeto de Lei 4969/2016 do deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG) foi aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes (CVT)

Publicado em 10/7/2017 - 00:00

Aprovado: dispositivo de alerta de sono em carros de carga e de transporte
“A instalação desse tipo de equipamento pode ser extremamente útil para diminuir a ocorrência dessas fatalidades”, disse Lincoln Portela

Brasília (DF) – A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 4969/2016 do deputado Lincoln Portela (PRB-MG), que determina como obrigatório um dispositivo de alerta de sono ao condutor em veículos de carga e de transporte de mais de 10 passageiros.

“O número de acidentes automobilísticos cresce a cada ano no Brasil, onde é possível contar mais de 40 mil mortos e milhares de feridos em vias urbanas e rurais de todo o país”, argumentou. Segundo o parlamentar, quase um terço desses acidentes é provocado por condutores que dormiram enquanto dirigiam. “A instalação desse tipo de equipamento pode ser extremamente útil para diminuir a ocorrência dessas fatalidades”, completou o republicano.

Das mortes no trânsito, estima-se que, de 17% a 19%, aproximadamente sete mil mortes por ano, são causadas por pessoas que dormem ao volante. “Mesmo representando 5% da frota de veículos nacionais, os veículos de carga, os ônibus e os micro-ônibus estão envolvidos em aproximadamente um terço dos desastres nas rodovias”, justificou o republicano.

A matéria segue para a aprovação da Comissão de Constituição, Justiça (CCJC) da Câmara.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB 
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend