Aprovada estabilidade para gestante durante aviso prévio

20_05_13_destaque01_rj_aprovada_estabilidade_para_gestante_durante_aviso_previo

A medida tem o objetivo de evitar que sejam realizadas demissões injustas, apenas pelas mulheres estarem grávidas

Brasília (DF) – A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.812/2013 que garante estabilidade no emprego a gestantes que cumprem aviso prévio. A norma foi publicada nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial da União, e acrescenta o art. 391-A à Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

A lei é oriunda do PLS 533/2009, de autoria do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), atual ministro da Pesca e Aquicultura. De acordo com o texto, a estabilidade será garantida também em casos de aviso prévio indenizado, quando a funcionária recebe o salário referente ao período, mas não é obrigada a comparecer ao serviço.

“A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na Alínea b do Inciso 2 do Artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.”

A medida tem o objetivo de evitar que sejam realizadas demissões injustas, apenas pelas mulheres estarem grávidas. Diversos empregadores usam deste artifício para não manterem a funcionária afastada durante a licença maternidade.

20_05_13_destaque01_rj_aprovada_estabilidade_para_gestante_durante_aviso_previo_interna“No ambiente de trabalho, as mulheres costumam conversar umas com as outras sobre desconfiarem de estar grávidas. Isso ocorre. Chegando aos ouvidos do chefe é demissão imediata para a empresa não arcar com os benefícios sociais”, explica Crivella. “Ainda que seja o governo quem paga quase tudo”.

Fonte: Portal R7 e Agência Brasil
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!