Aprovada criação de Zona de Processamento de Exportação no Rio de Janeiro

Para Eduardo Lopes, a aprovação das ZPE é primordial para o desenvolvimento, geração de emprego e renda para a região norte e noroeste do Rio de Janeiro

Publicado em 13/12/2017 - 00:00

Aprovada criação de Zona de Processamento de Exportação no Rio de Janeiro
Para Eduardo Lopes, a aprovação das ZPE é primordial para o desenvolvimento, geração de emprego e renda para a região norte e noroeste do Rio de Janeiro

Brasília (DF) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) se reuniu, na última semana, com o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), presidido pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira (PRB), para participar da 22º reunião do CZPE, que decidiram pela criação da Zona de Processamento de Exportação de Açu. O decreto foi assinado e encaminhado à Presidência da República.

As ZPE são áreas de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas com produção voltada à exportação. Proposta pelo governo do estado do Rio de Janeiro, a área indicada para a ZPE fluminense está inserida no distrito industrial de São João da Barra em área contígua ao Porto do Açu. Com 182,2 hectares, a administração dessa Zona de Processamento deverá ser concedida à iniciativa privada, por meio de processo de licitação a ser levado a cabo após a edição do decreto de sua criação. Caberá ao vencedor a responsabilidade com os custos de implantação do empreendimento, orçados em aproximadamente R$ 40,6 milhões.

“A criação da ZPE do Açu representa um momento histórico e relevante para o Rio de Janeiro”, disse Marcos Pereira.

De acordo com Eduardo Lopes, a aprovação é primordial para trazer desenvolvimento, emprego e renda para a região norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro que tem enfrentado altos índices de desemprego e queda na receita. “Trabalhamos muito nesse sentido pois, estamos preocupados e empenhados em sair dessa crise e a conquista da ZPE traz esperança de dias melhores para o Estado do Rio de Janeiro e especialmente para cidades como Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Itaperuna, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana e municípios próximos”, completou o senador.

Participaram também da reunião o deputado federal Júlio Lopes, e servidores da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e da Integração.

Texto e foto: Ascom – senador Eduardo Lopes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend