Ana do Gás participa de reunião com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Republicana defende a criação de uma frente de proteção à Amazônia Legal.

Publicado em 7/10/2015 - 00:00

prb-ana-gas-reuniao-ibam-ma-amazonia-foto-ascom-07-10-2015
Ana do Gás defende a criação de uma frente de proteção à Amazônia Legal.

 

São Luís (MA) – A deputada estadual Ana do Gás (PRB-MA) participou nesta terça-feira (6) de uma reunião de planejamento para um grande encontro que discutirá ações na área de educação ambiental. O evento deve ocorrer no mês de novembro e reunirá vereadores de 102 municípios maranhenses que fazem parte da Amazônia Legal, além de gestores estaduais, deputados, Ministério Público e sociedade civil organizada.

Na avaliação da republicana, o tema merece toda atenção possível. “A preservação do meio ambiente de uma forma geral é pauta mundial e como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão levei o assunto para ser debatido com os demais colegas e já estamos avançado com a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, as discussões em torno dos resíduos sólidos e agora vamos tratar sobre a Amazônia maranhense”, garantiu a deputada.

Participaram da reunião a representante local do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Nira Fialho; o sub-secretário de Articulação Política, Danilo Moreira; a representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rosângela Penha; a secretária-adjunta de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Edna Rodrigues, e demais assessores da secretaria.

De acordo com Nira Fialho, os municípios maranhenses precisam de capacitação para poderem legislar sobre o assunto. Dos 530 municípios de toda a Amazônia Legal, 102 são maranhenses.  “Esse encontro visa chamar a atenção dos vereadores, que legislam nesses municípios para que possam estabelecer essa pareceria com o IBAM e assim se capacitarem na área ambiental e estarem aptos à captação de recursos para a implantação de projetos”, justificou Nira.

Ana do Gás garantiu o apoio da Assembleia Legislativa no sentido de colaborar com a mobilização para a realização de audiências de conscientização. “Já estamos com um calendário de audiências públicas pelo estado para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, e vamos aproveitar esse canal com os municípios para convocar os gestores locais da necessidade dessa capacitação como forma de arrecadar recursos que viabilizem projetos de proteção ambiental e também de sustentabilidade econômica para esses municípios”, defendeu a republicana.

Saiba mais

O IBAM é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1º de outubro de 1952, com sede no Rio de Janeiro. Sua fundação recebeu o apoio das associações municipais e dos movimentos relacionados ao municipalismo brasileiro. O instituto atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa. A missão do IBAM é promover – com base na ética, transparência e independência partidária – o desenvolvimento institucional do município como esfera autônoma de governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local, objetivando uma sociedade democrática e a valorização da cidadania.

 

Texto e fotos: Ascom – deputada estadual Ana do Gás
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend