Alunos do ensino médio de todo o país poderão ter aulas de artes marciais

Projeto de lei do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF) prevê aulas de Defesa Pessoal e Artes Marciais, nas modalidades jiu-jitsu, judô, taekwondo, karatê e capoeira

Publicado em 2/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 18:25

Brasília (DF) – O Projeto de Lei 2424/2019 de autoria do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF), prevê a inclusão de atividades de artes marciais nas escolas de ensino médio. O objetivo é incentivar o desenvolvimento moral dos alunos utilizando os princípios da arte em situações de grupos, ou seja, em aulas coletivas para que tenham respeito mútuo e cooperação entre si.

Segundo o republicano, as aulas servirão como instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação ao desenvolvimento das competências emocionais e à formação pessoal para a cidadania. “É importante destacar que a prática de esportes leva a promover a identidade social e grupal, desenvolvem a segurança e a autoconfiança. Também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inserção de todos”, ressalta o parlamentar.

Caso o projeto seja aprovado, a Base Nacional Comum Curricular passará a contar com aulas de Defesa Pessoal e Artes Marciais, nas modalidades jiu-jitsu, judô, taekwondo, karatê e capoeira, para os alunos que manifestarem o desejo voluntário de frequentá-las. As aulas estarão condicionadas àqueles alunos que gozem de perfeitas condições de saúde física e mental para praticá-las.

Regras

O texto do projeto prevê ainda que os alunos interessados nas respectivas aulas serão examinados por profissional médico da Secretaria de Estado de Saúde e dele receberão o “laudo de aptidão” que os habilitará a frequentar as sessões de ensino.

As aulas também serão ministradas por um profissional habilitado com Curso Superior na área de Educação Física e monitoradas por um “atleta capacitado” e praticante da modalidade, podendo ser ofertada no contraturno escolar.

Parcerias

As Secretarias de Educação poderão celebrar parcerias com associações, entidades ou profissionais que representem ou congreguem mestres e demais profissionais das artes maciais.

Texto: Ascom – deputado federal Julio Cesar
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend