Alex Silva debate causas e consequências da violência nas escolas de RO

Republicano recebeu o coordenador do Protagonismo Juvenil da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho, Prof. João Belarmino dos Santos

Publicado em 14/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 16:30

Porto Velho (RO) – O deputado estadual Alex Silva (PRB-RO) recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o coordenador do Protagonismo Juvenil da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho, Prof. João Belarmino dos Santos, e o coordenador do projeto Namoro Blindado nas Escolas, Pastor Rogério Silva.

O objetivo do encontro foi debater e entender as causas e consequências específicas da violência nas escolas do estado, estudar formas de coibi-las e evitá-las. Segundo o republicano, casos de diferentes tipos de violência têm se tornado rotineiros e vêm incorporando-se à rotina das instituições de ensino e assumindo proporções preocupantes.

“A escola é vista pela sociedade como um ambiente seguro, porém, os casos de violência nas escolas são assustadores. Acredito que a falta de valores e a fragilidade familiar dos alunos são os maiores motivadores, o que vem impedindo alcançar os objetivos da educação”, ressaltou o republicano.

De acordo com o Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais em parceria com o Ministério da Educação, em 65% dos casos, a violência parte dos próprios alunos; em 15,2%, dos professores; em 10,6%, de pessoas de fora da escola; em 5,9%, de funcionários; e, em 3,3%, de diretores.

De acordo com o Prof. João Belarmino, a violência nas escolas está banalizada e inserida nas raízes. Segundo ele, o governo precisa buscar alternativas para coibir isso. “Claro que precisamos de monitoramento, segurança, mas acima de tudo, resgatar fundamentos e valores familiares que foram destruídos”, comentou.

Texto: Jussara Lopes / Ascom – deputado estadual Alex Silva
Foto: Marcello Augusto

Reportar Erro
Send this to a friend