Alex Redano debate extração de Pinho-cuiabano em Rondônia

Deputado do PRB pediu que a política de floresta plantada fique a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura

Publicado em 12/3/2019 - 00:00

Alex Redano debate extração de Pinho-cuiabano em Rondônia
Deputado do PRB pediu que a política de floresta plantada fique a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura

Porto Velho (RO) – O deputado estadual Alex Redano (PRB-RO) se reuniu com o governador Marcos Rocha (PSL), secretários estaduais, empresários, engenheiros florestais, juristas e técnicos da área ambiental do governo, para debater a extração em florestas plantadas, de Pinho-cuiabano ou Paricá.

O estado possui uma política agrícola instituída pela Lei 870/16, chamado florestas plantadas, que trata da plantação de florestas em áreas cultivadas ou degradadas não objeto de APP ou reservas legais. Essas políticas agrícolas, ainda que um conselho consultivo e deliberativo estabelecido na lei, está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). “Ocorre que recentemente o presidente da República, com base no art. 72 do código florestal Lei Nº 12.651/2012, editou a Medida Provisória 870/2019, e no seu art. 21, II, estabeleceu que as florestas plantadas são doravante de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, explicou Alex Redano.

O encaminhamento oriundo dessa reunião propôs que o governo, por simetria, também passe para a competência da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a competência para coordenar, controlar e fiscalizar toda política agrícola para florestas plantadas do Estado. O encaminhamento foi de pronto acolhido pelo governador, que determinou aos técnicos e os envolvidos que reduzissem a termo, o envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa. Redano se comprometeu com os representantes do setor produtivo e autoridades presentes de que, quando o projeto der entrada na Casa Legislativa, prestar os esclarecimentos que forem necessários e sensibilizar aos demais parlamentares para a aprovação em regime de urgência.

“Essa mudança de competência da política agrícola para florestas plantadas para a Seagri vai proporcionar celeridade e eficácia na busca de um marco regulatório legal para extração do Pinho-Cuiabano ou Paricá, como popularmente é conhecido, que é uma madeira matéria-prima na fabricação de laminados que está a se perder nas propriedades, porque não temos uma regulamentação legal para sua extração”, destacou o deputado do PRB.

Celeridade

Redano aproveitou para cobrar mais celeridade nas ações da Sedam. “Infelizmente, o setor da administração estadual onde enfrentamos mais dificuldades, é o setor ambiental, comandado pela Sedam, onde as coisas não fluem, os processos não andam, e os projetos, com todo respeito aos que fazem parte do reduzido quadro funcional da pasta, caminham a passo de tartaruga”, destacou.

O republicano cobrou a solução para esse gargalo no setor ambiental, apontando que processos sem muita complexidade, demoram até anos para serem concluídos. Na oportunidade o parlamentar lembrou que, por inúmeras vezes contribuiu nos governos anteriores, inclusive apresentando projetos de leis, como a regularização da expedição de licenças de manejo em áreas de posse entre outros.

Alex Redano lembrou que com a dificuldade na área ambiental, muitos empreendimentos deixam de acontecer em Rondônia. “Quem quer empreender, em alguma área que dependa do controle ambiental, acaba pensando duas vezes, em razão da demora e da falta de segurança jurídica”, observou.

Texto: Mateus Andrade / Ascom – deputado estadual Alex Redano
Foto: Ascom – deputado estadual Alex Redano

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend