Alan Rick participa de debate sobre avanços da pesquisa científica na Amazônia

alan-rick-participa-de-debate-sobre-avancos-da-pesquisa-cientifica-na-amazonia-21-08-15

Alan Rick reafirmou seu compromisso com as questões relacionadas ao tema e destacou que a educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais.

 

Brasília (DF) – A situação da pesquisa científica na região da Amazônia foi tema de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19). Foram convidados os reitores das universidades federais do Acre, Minoru Martins Kinpara; do Amazonas, Márcia Perales Mendes Silva; e do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy; e os diretores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França; e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas, Sérgio Luiz Bessa.

O deputado federal Alan Rick (PRB-AC), que é membro titular da comissão, participou do evento e reafirmou seu compromisso com as questões relacionadas ao tema. “A educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais”, explica.

Para o reitor da UFAC, Minoru Kinpara, a audiência é um importante espaço para debater a temática da região. “Reconheço o grande avanço que as universidades públicas federais tiveram nos últimos anos. Começamos há 51 anos somente com o curso de Direito e hoje temos 47 cursos, programas de mestrado e doutorado”.

Mas Kinpara ressalta que ainda há muitos desafios como, por exemplo, a fixação de doutores específicos na região norte. Ele, assim como os outros reitores presentes na ocasião, reforçou que a universidade precisa de equipamentos, laboratórios e incentivos pessoais.

O republicano concorda com as dificuldades apontadas pelos pesquisadores convidados para a audiência. “O que vivenciamos é a fragilidade ou até mesmo a deficiência de políticas públicas setoriais, principalmente nas que dizem respeito à captação e fixação de recursos humanos qualificados para as universidades federais dos Estados amazônicos. O que precisamos é de ações a curto, médio e longo prazo, que vão desde o investimento em educação básica, o fomento na área de ciência, tecnologia e inovação, até incentivos para permanência de profissionais qualificados”, disse o parlamentar acriano.

Em defesa da Amazônia

As questões voltadas à Amazônia são prioridade no mandato do deputado Alan Rick. “Apresentei duas propostas voltadas diretamente para a Amazônia. O primeiro PL, 1228/2015, institui o Fundo Nacional de Educação Ambiental – FNEA. E o segundo, o PL 1921/2015, altera a atual legislação que trata da destinação dos recursos do pré-sal, onde propus que seja incluída também a área de meio ambiente como beneficiária desta parcela”, explica.

O PL 1228/2015, que cria o FNEA, será formado com recursos arrecadados com a aplicação de multas por crimes ambientais, doações, ou, no mínimo, 2% (dois por cento) das dotações do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). E serão destinados à implementação de planos e programas em educação ambiental para a coleta seletiva de materiais recicláveis, recuperação, restauração e monitoramento ambiental.

Já o PL 1921/2015, destina para a área do meio ambiente uma parcela da participação do resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural do pré-sal.

Texto: Ascom / Deputado Federal Alan Rick
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!