A pedido de Marcelo Squassoni, secretário nacional da Pesca estará em Guarujá (SP)

Audiência pública proposta por Squassoni vai debater proposta de pescadores artesanais da região Sudeste do país, que reivindicam a diminuição da distância mínima da costa para a prática da atividade

Brasília (DF) –  Atendendo a uma solicitação do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP), o secretário nacional da Pesca, Dayvson Franklin, estará no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), em Guarujá, às 15 horas, hoje (11). O representante do Governo Federal participará de audiência pública em que será discutida a proposta de pescadores artesanais de toda a região Sudeste do país, que reivindicam a diminuição da distância mínima da costa para a prática da atividade, de uma milha náutica (1,8 mil metros) para 500 metros.

A Instrução Normativa nº 12 – editada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em 2012 – proíbe, em seu artigo 6º, a pesca de emalhe por embarcações motorizadas até a distância de uma milha náutica a partir da linha de costa. Os trabalhadores, por sua vez, defendem que a norma tem sido um entrave para a atividade pesqueira, além de significarem um risco até de vida.

“Os pescadores artesanais não têm equipamentos e nem mesmo embarcação grandes para pescar além de 1,8 mil metros da costa. A pesca artesanal é o cerne da cultura caiçara e a principal fonte de renda de renda de várias comunidades Brasil afora. Portanto, além de risco de vida, as normas vigentes podem representar, também, uma ameaça à segurança social de milhares de pessoas”, ressaltou Squassoni.

Audiência

Ao lado do vereador de Guarujá, Sérgio Santa Cruz (PRB), a reivindicação dos pescadores artesanais foi levada a Brasília no último dia 25 de abril, quando uma comissão de pescadores foi recebida por Squassoni e encaminhada para audiência com o diretor do Departamento Nacional de Registro, Monitoramento e Controle da Pesca, Mário José Rodrigues Palma. Nessa ocasião, ficou decidido o agendamento da audiência pública que acontecerá hoje.

Além de Squassoni, Franklin e Santa Cruz, são esperados para a audiência pública em Guarujá aproximadamente mil pescadores artesanais de todo o Litoral de São Paulo.

Texto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.