1° Marcha Azul Marinho no Rio de Janeiro

Republicanos apoiam proposta que aumenta atribuições para a Guarda Municipal

Publicado em 2/8/2012 - 00:00

1° Marcha Azul Marinho no Rio de Janeiro
Republicanos apoiam proposta que aumenta atribuições para a Guarda Municipal

Rio de Janeiro (RJ) – O deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ) participou da primeira Marcha Azul Marinho da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, em Copacabana. O evento também contou com a presença da vereadora Tânia Bastos (PRB), e da deputada estadual Rosangela Gomes (PRB) e de outras autoridades fluminenses.

O movimento teve como objetivo mobilizar os governantes e a sociedade quanto à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/2002, que propõe o aumento de atribuições para a Guarda, reestruturando assim, o artigo 144 da Constituição. Durante o ato, também foi realizado um seminário para discutir a segurança pública em relação aos municípios.

Vitor Paulo destaca que a marcha busca tornar o trabalho da Guarda Municipal mais ostensivo. “Atualmente, a lei define que a Guarda tem como função agir a favor da preservação de bens, serviços, instalações e logradouros públicos municipais. Esses profissionais querem que sua atuação passe a constar no rol de serviços a proteção da população”, disse.

Dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2008, o País contava com 80 mil guardas municipais em atividade. Atualmente, segundo pesquisa realizada pela Organização Não Governamental (ONG) S.O.S. Segurança Dá Vida, o número subiu para 120 mil.

Marcha Azul Marinho

A Marcha Azul Marinho é um evento idealizado por Maurício Domingues da Silva, o CD Naval, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. O primeiro evento ocorreu em 2009 em Brasília, se repetindo em 2010 e 2011, buscando despertar interesse dos parlamentares na discussão sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas Guardas Municipais em todo país, recebendo apoio irrestrito da ONG SOS Segurança Dá Vida.

Texto: Ascom Deputado Federal Vitor Paulo
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend