República aos republicanos

O Brasil comemorou ontem, 15 de novembro, 126 anos desde a Proclamação da República.

Publicado em 16/11/2015 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 18:37

Olá republicanos de todo o Brasil.

O Brasil comemorou ontem, 15 de novembro, 126 anos desde a Proclamação da República. Naquele fatídico dia de 1889, exatos 100 anos depois da Revolução Francesa, um grupo de militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca – o primeiro presidente – destituiu o império e estabeleceu do dia para a noite o governo provisório republicano.

Embora este acontecimento tenha se desenvolvido envolto a controvérsias, sobretudo por ter sido um movimento militar e com apoio reduzido, a data simboliza os primeiros passos na direção da democracia plena.

Para o PRB, que carrega o republicanismo na essência e no nome, a consolidação da República com o funcionamento efetivo das instituições depende de uma constante conscientização e mobilização dos brasileiros livres. O Brasil não tem dono senão o seu próprio povo. Aquilo que é público não pertence a alguém ou ninguém, é de todos nós.

E por ser de todos nós é que devemos cuidar com zelo e muito amor. Devemos repudiar e rejeitar sem descanso aqueles que usam do que é público para interesses privados. Há bons homens e mulheres públicos que têm se doado para fazer o País avançar. A opinião pública deveria distinguir e dar nome a um e outro tipo.

Cada republicano do PRB tem o dever de encarnar essa mensagem de esperança que temos levado por todo Brasil. Há uma forte onda de pessimismo fundamentada na situação econômica e política que atravessamos hoje. Mas precisamos dar um passo mais firme rumo à mudança de pensamento e comportamento.

O ex-presidente norte-americano John Kennedy disse uma vez aos seus compatriotas num momento de dificuldade: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”. Será que os brasileiros, especialmente os políticos, conseguem se inspirar nessa frase e avançar? Eu acredito que sim.

Boa semana a todos.

 

Marcos Pereira

Advogado e Presidente Nacional do PRB

Reportar Erro
Send this to a friend