O resgate da boa política

marcos-pereira-prb-foto4-destac-douglas-gomes

 

Olá republicanos de todo o Brasil!

Desde o dia 22 de janeiro percorri nove estados para dar posse aos novos presidentes regionais do PRB. A peregrinação começou na Bahia e terminou no Piauí, na última sexta-feira (20). Há ainda um décimo estado, mas a data foi adiada.

Em todos os lugares, levei uma única e essencial mensagem aos brasileiros de bem: o resgate da prática da boa política. Essa mensagem tem renovado a esperança de muita gente na política.

Compartilho com vocês na íntegra, abaixo.

As mudanças muitas vezes não são compreendidas, mas elas precisam acontecer. Costumo citar o filósofo grego Heráclito, que com sabedoria sentenciou: “Nada é permanente, exceto a mudança”.

Os presidentes estaduais têm pela frente quatro grandes desafios, sendo que três deles são práticos e objetivos:

1 – Desenvolver o PRB nos municípios;

2 – Montar grupos competitivos para as eleições de 2016;

3 – E no mínimo triplicar o número de prefeitos e vereadores no estado.

O quarto desafio, o mais difícil deles, é convencer o povo brasileiro de que o PRB representa o resgate da boa política.

É difícil não por conta do PRB, mas porque os brasileiros perderam a fé na política e nos políticos.

Esse descrédito todo é compreensível tendo em vista essa sucessão de escândalos, mas é nocivo, e justamente por isso temos o dever de revertê-lo.

Diante disso, quero aproveitar o momento para fazer uma reflexão com vocês sobre os rumos do nosso país.

O Brasil e o mundo passam por momentos de agitação e de incertezas, e isso requer de nós sabedoria para lidar com o futuro das pessoas.

O péssimo exemplo de muitos políticos contribui para essa má fama da política como um todo, que é uma atividade nobre. É como disse Henry Kissinger, diplomata e ex-secretário de Estado dos EUA: “90% dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação”.

No entanto, há inúmeras coisas boas acontecendo. Temos que separar o trigo do joio. Toda generalização é estúpida.

O termo “política” vem do grego “polis”, que significa “cidade”. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político, portanto, seria o cuidador desse espaço público de convergências.

Há políticos por vocação, raridade hoje, e políticos profissionais – aos montes por aí. Eu quero que vocês prestem bastante atenção na diferença.

A palavra “vocação”, do latim “vocare”, quer dizer “chamado”. Logo, um político por vocação atende a um chamado. Ele trabalha não por que ganha algo em troca, embora seja lícito, mas porque ama o que faz. Na vocação o prazer reside na própria ação de fazer o que tem que ser feito. É a arte de transformar sonhos em realidades.

Já os profissionais da política não estão de fato preocupados com a “polis”, com a cidade. O prazer destes homens não está na ação de fazer o bem, mas no ganho que isso proporciona. Eles usam o espaço de todos, público, para construir seu espaço privado – muitas vezes privilegiado.

A vocação política é nobre. A profissionalização é vil. O futuro do Brasil depende dessa luta entre vocacionados e profissionais, entre aqueles que atendem ao chamado para servir a todos, contra os que usurpam do que é público para benefício particular.

Disse o filósofo Voltaire: “Servir só para si é não servir para nada”.

Lamentavelmente, muitos que sentem o chamado da política não têm coragem de atendê-lo por medo de serem confundidos e levados à vala comum dos políticos profissionais. E isso cada vez mais afasta as pessoas de bem da vida pública, o que é um perigo para o País.

Por isso falo especialmente aos brasileiros de bem: apaixonem-se pela política. Ocupem os espaços públicos, discutam o futuro da sua cidade e da nação. Os profissionais não querem vocês lá e farão de tudo para colocá-los de canto nas decisões mais importantes.

Os brasileiros perderam a fé nos políticos, então devemos trabalhar para restaurar essa confiança perdida. E não existe outra forma de fazer isso a não ser pelo bom exemplo.

Republicanos: não se esqueçam de que vocês são vocacionados, que atendem a um chamado, a uma missão. Façam o seu melhor sempre. Ajudem o Brasil.

Mais do que nunca, o desafio do PRB hoje é resgatar a prática da boa política. É convencer as pessoas de que há esperança, e que isso só depende de nós.

Somente a mudança de pensamento, e de comportamento, vai tirar o Brasil dessa crise de confiança que estamos passando. Isso, repito, depende de todos nós.

A todo cidadão de bem eu insisto: entre para a política. Quem diz que não gosta de política é porque ainda não entendeu que será governado por quem gosta. E esses que gostam muitas vezes não são as melhores opções.

Boa semana!

 

Marcos Pereira

Presidente Nacional do PRB

 

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

 

LEIA TODAS AS PALAVRAS DO PRESIDENTE
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!