Convenção escolherá novo presidente

Marcos Pereira concorre à reeleição

Publicado em 7/5/2015 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 19:44

Na próxima quinta-feira, dia 7, o PRB realiza sua 11ª Convenção Nacional. Na ocasião, os membros da Executiva Nacional irão votar e eleger o presidente que conduzirá o partido de 2015 a 2019. Os mandatos duram quatro anos.

Embora eu deva ser candidato único ao posto, quando tentarei a reeleição, quero rapidamente contar um pouco da minha trajetória no PRB, que começou em maio de 2011. Naquele ano, fui escolhido por aclamação.

Em vista dos presidentes de partidos e políticos mais experientes, ainda sou um mero aprendiz da nobre arte de fazer política – a boa política, é bom frisar. Em 2011, no entanto, sabia bem menos. Eu havia passado os últimos 10 anos mergulhado no mundo corporativo.

Assumi em maio o lugar do então deputado federal Vitor Paulo, um dos fundadores do PRB e responsável pelo desbravamento do partido. Minha missão era dar sequência ao projeto e fazê-lo avançar. Tinha metas claras desde as primeiras reuniões com a Executiva.

Havia apenas cinco meses para construir chapas competitivas para as eleições de 2012. Minha principal aposta foi São Paulo, o maior e mais importante município do país. Precisávamos de um nome para concorrer à prefeitura. Encontrei Celso Russomanno.

Não seria fácil convencer um deputado de quatro mandatos e uma candidatura ao governo do estado ingressar num projeto audacioso, porém raquítico para os padrões da disputa, como o nosso. Mas assim como a gente, Russomanno também estava farto da velha política.

Ele se filiou ao PRB, entramos na corrida pela prefeitura de São Paulo e fizemos história ao liderar as pesquisas durante a maior parte da campanha. Sucumbimos diante de tantos ataques e mentiras dos adversários, especialmente do PT de Fernando Haddad, atual prefeito.

Saímos fortalecidos não só em São Paulo, mas nos quatro cantos do Brasil. Elegemos 79 prefeitos e 1204 vereadores na nossa segunda eleição municipal. Em 2008 tínhamos apenas 54 prefeitos e 790 vereadores. Um salto importante, contudo não o ideal.

O próximo passo foi estimular a busca por pessoas de qualidade para ingressar no PRB. Nosso partido foi um dos que mais cresceram em filiados desde o final de 2012. A nova política feita com ética e respeito à coisa pública agradou e tem agradado ao povo brasileiro.

Percorri o Brasil, já em 2013, preparando o partido para as eleições de 2014. Com mais tempo hábil foi possível montar grupos competitivos na maior parte dos estados. Nossa meta era dobrar o número de deputados federais e estaduais.

Em 2014 fizemos história no país ao saltar de oito para 21 deputados federais, e de 19 para 32 deputados estaduais. O PRB foi o partido que mais cresceu numérica e percentualmente, além de eleger Celso Russomanno como o deputado federal mais votado do Brasil.

Hoje o PRB é a 10ª maior força política no país e lidera um bloco com 38 parlamentares na Câmara dos Deputados. Elegeu o 1º secretário da Casa e coordena a Comunicação. Assumimos também o Ministério do Esporte e três importantes secretarias estaduais, entre elas, São Paulo.

Durante a última campanha, eu dizia que o PRB atuaria com protagonismo e que imprimiria um novo ritmo de lidar com os assuntos de interesse público. Assim tem sido. Não estamos metidos em escândalos ou denúncias de corrupção. Tenho permanecido atento a isso.

Agora, já de olho em 2016 e 2018, estamos com força máxima trabalhando para minimamente triplicar nossa presença nas câmaras municipais e prefeituras. As eleições municipais do próximo ano servirão de base para o projeto maior, em 2018, quando então chegaremos ao objetivo.

Minha ideia e a de meus aliados é ampliar ainda mais nossas bancadas federal e estaduais, eleger mais senadores (hoje só temos um) e lançar candidatos com chances de vitória a governador no maior número de estados. É possível. Os resultados recentes provam isso.

Para que tudo isso aconteça, quero contar com o apoio não apenas dos membros votantes da Executiva Nacional, como também de cada um dos republicanos espalhados pelo Brasil. Sozinho eu não fiz e não faço nada, por isso peço mais uma vez a confiança de todos vocês.

Hoje sou eu quem pede o seu apoio. Posso contar?

Marcos Pereira

Advogado e Presidente Nacional do PRB

Reportar Erro
Send this to a friend