Viemos fazer a diferença para o Brasil

A criação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sempre é um grande evento. Afinal, o seu negócio, se é que se pode usar este termo, não é nada menos do que o futuro: dos seus alunos, do conhecimento e da sociedade.

No caso da Republicana, faculdade mantida pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), o compromisso é dobrado. O fato de sermos a primeira IES vinculada – mesmo que indiretamente – a um partido político levanta mil questionamentos!

Todas as dúvidas devem ser aceitas com naturalidade. Sabemos que o Brasil passa por uma crise de confiança das pessoas nas suas instituições políticas. Por isso, tudo que fizermos, tem que ser com a máxima competência, neutralidade científica e transparência.

Nesse sentido, desde cedo, é importante dizer com toda clareza o que nos move nesse desafio para que possamos começar uma relação produtiva com a sociedade. São quatro os princípios que nos orientam.

O primeiro é o propósito. Uma faculdade, qualquer uma, não é um mercado de profissões. Há sempre uma vocação a ser realizada. No caso da Republicana, nossa missão é contribuir para a melhoria da relação das pessoas com suas organizações políticas.

O segundo é a neutralidade científica. Qualquer calouro aprende no primeiro dia que entra em um curso superior que é preciso manter uma distância regulamentar do seu objeto de estudo. Não há uma ciência partidária. Se há viés na análise, não há credibilidade.

O terceiro é a pluralidade. O progresso da ciência só ocorre pelo debate e pelo questionamento. Sem diversidade de pensamento e olhar investigativo, os paradigmas não evoluem.

O quarto é a aplicabilidade do conhecimento aos problemas da sociedade. Não há ciência pela ciência em lugar onde o dinheiro é curto. Só se justifica o investimento feito na Republicana se ela estiver voltada para criar ferramentas e promover profissionais com capacidade de oferecer soluções para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais confortável.

Vencidas as desconfianças, tenho certeza que os ganhos para a sociedade serão rapidamente identificados. Não há outro interesse na Republicana que não seja a promoção e a melhoria da coisa pública e a promoção da autoridade democrática em nosso país, tendo como instrumento a competência e a difusão do conhecimento.

*Leonardo Barreto é diretor da Faculdade Republicana

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.